Brigadistas iniciam planejamento das atividades no Parque do Cantão

Surgiu - http://surgiu.com.br/ - 18/05/2018
Brigadistas iniciam planejamento das atividades no Parque do Cantão

Surgiu - Por Cleide Veloso
18/05/2018 - 16:11


Nesta quinta-feira, 17, o Parque Estadual do Cantão (PEC) informou que foi realizada uma reunião com brigadistas da equipe de combate a incêndios na unidade durante o período de estiagem. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela gestão da unidade de conservação conta com uma equipe de 11 profissionais, que vão atuar na área do Parque, durante a temporada de seca, em 2018. Além da mão de obra, equipamentos, planejamento estratégico e o treinamento atualizado são aspectos que já começam ser organizados.

O gerente do PEC, Adailton Glória, falou do procedimento adotado. "Além do trabalho de sensibilização local e apoio das equipes gestoras do Naturatins, todo ano realizamos um trabalho de campo ininterrupto. Na alta temporada da seca, atuamos em escalas das equipes, que se mantém no monitoramento e combate dos focos de calor. O objetivo é reduzir os reflexos do período de estiagem na área interna e no entorno do Parque. Acreditamos que antecipar o preparo pode nos dar chance de alcançar resultados menos impactantes e contribuir mais com a redução dos índices do Estado no ranking nacional de queimadas", esclareceu o gerente.

Em 2017, no período crítico da estiagem o fogo alcançou uma área de difícil acesso terrestre na área do PEC, então o Naturatins solicitou apoio aéreo para auxiliar as equipes de combate.

No Parque o monitoramento com imagens espaciais, fiscalização, apoio de instituições parceiras e equipamentos de segurança também são recursos mantidos através da articulação entre os setores responsáveis por cada área de gestão do Instituto e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Em áreas externas ao Parque o combate a queimadas e focos de calor é de responsabilidade do município. Mas ao longo do ano, o PEC com apoio da sede do Naturatins tem buscado contribuir por meio de parceria nas ações e eventos de sensibilização ambiental da população.



http://surgiu.com.br/2018/05/18/brigadistas-iniciam-planejamento-das-atividades-no-parque-do-cantao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.