Brigadas controlam incêndio na floresta nacional de Carajás (PA)

Diário do Pará - 21/08/2007
O foco de incêndio que começou na quinta-feira, dia 16, na divisa da Área de Proteção Ambiental do Igarapé do Gelado com a área da Floresta Nacional de Carajás, próximo da Estrada de Ferro Carajás, no município de Parauapebas, já foi controlado. De acordo com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), cinqüenta pessoas entre bombeiros civis e guardas florestais da CVRD, além de uma empresa contratada da Gerência de Meio Ambiente ainda trabalham no local. A área é de difícil acesso e possui um relevo acidentado com morros e vales, o que dificulta as atividades de controle do fogo.

Um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais elaborado pela CVRD e devidamente aprovado pelo IBAMA, já protegeu a área afetada pelas chamas e conseguiu debelar os focos de calor. Porém, como forma de evitar que as chamas se inflamem novamente nas áreas já controladas, a equipe de brigadistas faz o trabalho de rescaldo, eliminando completamente o calor de braseiros.

Desde às 12h desta terça-feira, uma equipe do Ibama está fazendo um sobrevôo em toda a área já protegida para se certificar do controle das chamas incêndio, em helicóptero disponibilizado pela CVRD para apoio às ações do Ibama no combate aéreo ao incêndio.

Até o momento não há dados oficiais sobre as causas do incêndio. A Vale informa ainda que está concentrando todos os esforços para apoiar o Ibama, órgão ambiental responsável pela gestão da Floresta Nacional de Carajás, buscando, assim, eliminar completamente o fogo.

(Diário do Pará, 21/08/2007)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.