Brasil tem 1.173 espécies ameaçados de extinção

Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente - http://www.amda.org.br/ - 19/12/2014
As novas Listas Nacionais de Espécies Ameaçadas de Extinção, divulgadas nesta semana, trazem um alerta: 1.173 espécies da fauna brasileira foram consideradas ameaçadas de extição. Os animais são divididas em três categorias: Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU). O levantamento foi produzido por 1.383 especialistas de mais de 200 instituições entre 2000 e 2014. Os estudos incluem informações sobre distribuição geográfica, ecologia e habitat, dados populacionais e presença em Unidades de Conservação (UCs).

Esta é a maior avaliação da fauna já feita no mundo: 12.256 espécies foram analisadas, incluindo peixes e invertebrados aquáticos. As novas listas ampliaram em 800% a quantidade de espécies avaliadas em comparação ao último levantamento, divulgado em 2003, quando foram incluídos 816 espécies.

Apesar do aumento, a lista também apontou que 170 animais saíram da categoria ameaçados de extinção, como a baleia jubarte e a arara-azul-grande, ambas com populações em recuperação.

O levantamento inclui também a avaliação de espécies que nunca haviam sido descritas, a exemplo do macaco-prego-galego, encontrado na Mata Atlântica nordestina, e que já entrou na lista como ameaçado. Três espécies consideradas extintas foram reencontradas pelos especialistas, como a libélula fluminagrion taxaense, a formiga simopelta minina e o minhocuçu rhinodrilus sasner.

Da lista divulgada em 2003, foram excluídos o albatroz-de-sobrancelha e o primata da Amazônia conhecido como uacari-branco, atualmente protegido pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. A situação de espécies como mico-leão-preto, peixe-boi marinho e o bacurau de rabo branco melhoraram de situação.

Prêmio pela conservação

O MMA lançou edital para uma nova premiação de práticas ambientais. A partir de 2015, o órgão ambiental patrocinará a realização do Prêmio Nacional da Biodiversidade, que reconhecerá iniciativas, atividades e projetos que se destaquem na busca pela melhoria do estado de conservação de espécies da biodiversidade brasileira. Serão sete categorias.

Poderão ser inscritas as iniciativas relacionadas à melhoria no estado de conservação ou divulgação da biodiversidade brasileira. Serão contemplados trabalhos de organizações não governamentais, empresas, sociedade civil, academia, órgãos públicos, imprensa e iniciativas individuais.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do próximo dia 22 até 13 de fevereiro de 2015, exclusivamente pelo site do MMA. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer dia 30 de abril do ano que vem e a cerimônia de premiação deve acontecer em 22 de maio, dia internacional da biodiversidade.



http://www.amda.org.br/?string=interna-noticia&cod=7132
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.