Bocaina: vinte áreas desmatadas são encontradas dentro do parque

O Globo, Rio, p. 14 - 21/02/2007
Bocaina: vinte áreas desmatadas são encontradas dentro do parque
Abastecimento de água em Angra pode ser prejudicado pelo corte de árvores

Dicler Simões

Os coordenadores da Operação Angra Legal denunciaram ontem ao superintendente regional do Ibama, Rogério Rocco, o avanço do desmatamento no Parque Nacional da Serra da Bocaina, que, se não for contido, acabará prejudicando o abastecimento de água de Angra dos Reis. Acima de 65% da água do município vêm da serra, onde a mata está sendo derrubada para a criação de pastagens. Uma equipe que patrulhava o Rio Mambucaba para evitar desmatamentos, queimadas e acampamentos clandestinos de excursionistas no carnaval localizou 20 áreas equivalentes até a cinco campos de futebol recentemente desmatadas dentro da área do parque. Em outras áreas desmatadas, já foi plantada braquiária e foi observado o gado pastando.
Crime ambiental a mando de criadores de gado
Numa das áreas, os troncos de árvores derrubados eram queimados. Um dos integrantes da equipe do Angra Legal disse que o desmatamento é feito a mando de criadores de gado, que enviam seus empregados para formar as pastagens. A situação é mais grave na parte baixa, onde o parque está sendo pressionado pelo crescimento do Parque Perequê, em Mambucaba, onde existem loteamentos clandestinos, extração ilegal de saibro e até pedreiras.

Perequê surgiu de loteamentos regulares na beira da Rio-Santos, mas as invasões de sem-teto avançam sem controle para dentro do parque. O exemplo é o bairro Boa Vista, construído no parque.

As conseqüências da extração irregular de areia nos rios Perequê e Mambucaba, além da derrubada da mata ciliar, podem ser constadas na foz do Rio Mambucaba. Do alto, é possível observar a faixa de água barrenta que avança até 200 metros no mar, assoreando a foz do rio.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina tem 60% de seus 104 mil hectares localizados entre Angra e Paraty e os outros 40% em terras paulistas.

Ele tem uma das mais ricas amostras preservadas de Mata Atlântica no país. e foi criado em 1971.

O Globo, 21/02/2007, Rio, p. 14
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.