Atividades no médio Solimões contemplam centenas de lideranças

Fundação Amazonas Sustentável - www.fas-amazonas.org - 15/04/2009
Coordenados por Rosival Dias, uma equipe de campo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou, na segunda quinzena de março, da 16ª assembleia de moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Ao todo, 222 lideranças - sendo duas por comunidade - estiveram presentes durante o encontro, na comunidade de Monte Cristo. Ao longo de 16 dias em campo, Rosival aponta duas outras atividades de destaque: a entrega de 605 cartões do Programa Bolsa Floresta Familiar e definições do termo de cooperação entre as instituições que desenvolvem atividades na unidade de conservação do médio Solimões, como é o caso da FAS.

"A presença da FAS na assembleia foi de extrema importância. Possibilitou conversar com todas as lideranças locais e colher informações sobre o andamento do Programa Bolsa Floresta", conta Dias. No que diz respeito às demais modalidades do Programa Bolsa Floresta (Associação, Renda e Social), Dias revela que ficou definido o montante destinado ao componente Associação e apontadas, ainda, as potencialidades do Renda. "A sede da associação dos moradores ficará no município de Alvarães, por uma questão de proximidade estratégica", esclarece.

Potencialidades

Em oficina do Bolsa Floresta Renda, Rosival diz que as potencialidades apontadas pelos comunitários foram, principalmente, açaí e pescado (a exemplo o pirarucu). "Os indicativos dos participantes das oficinas, neste primeiro momento, mostram que o açaí teria impacto direto na saúde dos comunitários, uma vez que o alimento seria inserido na dieta alimentar". O recurso do Bolsa Floresta Renda também será usado para sanar o gargalo do transporte do pescado e os chamados apetrechos para a prática.

Próximas ações

Ainda em abril devem acontecer importantes ações em Fonte Boa. É o caso da reunião do Conselho Gestor de Mamirauá e da primeira reunião da diretoria da associação de moradores e usuários da reserva. Finalmente, o coordenador da FAS ressalta que deverá ser assinado o convênio que estabelecerá o repasse para a associação de moradores de Mamirauá. "Será firmado, também, um acordo de cooperação técnica entre o IDS (Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa) e o Instituto Mamirauá, juntamente com a FAS", pontua Rosival.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.