Aterro sanitário e Parque beneficiam cinco municípios

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 29/04/2010
Pelo menos 300 mil moradores de cinco municípios serão beneficiados com a solução de um velho e incômodo problema das cidades: o lixo. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, inicia oficialmente nesta sexta-feira (30/04), às 10h, a remediação do lixão e implantação do aterro sanitário em Paracambi, que vão favorecer ainda Engenheiro Paulo de Frontim, Mendes, Japeri e Queimados.

Na mesma solenidade, a secretária também vai formalizar, com o prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, o processo de regularização fundiária do Parque Municipal Curió de Paracambi. O terreno será adquirido pela Prefeitura, com recursos da compensação ambiental da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), intermediado pela Secretaria Estadual do Ambiente.

O aterro sanitário será construído pela Secretaria do Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e terá capacidade para receber, em média, 200 toneladas de lixo por dia. Os recursos são do Fecam (Fundação Estadual para a Conservação Ambiental), da SEA, e da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), do Governo Federal.

Os municípios já assinaram protocolo de intenção para a formação do consórcio a ser atendido pelo aterro sanitário. O documento será encaminhado à Câmara dos Vereadores das Prefeituras envolvidas para ratificação e posterior transformação em lei.

O Parque Natural Municipal Curió de Paracambi foi criado pelo decreto n 1001, de Janeiro de 2002, e possui 930 hectares. Ele está inserido no Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina, que, por sua vez, está localizado entre a Reserva Biológica de Tinguá e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

A área do corredor possui alto índice de diversidade biológica além de comportar a Bacia Hidrográfica do Rio Guandu por onde passam águas que abastecem e geram energia para, aproximadamente, sete milhões de pessoas da Região Metropolitana do Rio. O município de Paracambi abriga 73 km quadrados de Mata Atlântica, o que representa cerca de 40% de seu território. Os dados são da Prefeitura de Paracambi.

Onde: Fábrica do Conhecimento, Rua Sebastião Lacerda, s/n, Fábrica, Paracambi. Ao chegar ao Centro de Paracambi, seguir em direção à Praça Cara Nova e, em seguida, pegar a Avenida dos Operários que leva à Rua Sebastião Lacerda.

http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=788
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.