Ararajubas resgatadas do tráfico fazem primeira postura de ovos na Flona Carajás

Ambiente Brasil - 07/05/2008
Um casal de Ararajubas (Guarouba guaruba) resgatado do tráfico de animais silvestres pelo Ibama fez a primeira postura de ovos, no último dia 21, no Parque Zoobotânico da Flona de Carajás. O macho foi apreendido em Belém, e a fêmea, resgatada pelo Ibama em Marabá. São 28 dias entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Os animais foram encaminhados ao Parque Zoobotânico devido ao trabalho que é realizado visando à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o que envolve a sexagem e posterior pareamento. A espécie está ameaçada de extinção e seu habitat está restrito ao Pará e parte do Maranhão. Segundo a analista ambiental Franciléia Lobo, do Núcleo de Fauna do Ibama em Marabá, é de grande importância "o fato do bicho estar sendo reproduzido aqui no seu estado de ocorrência, com a finalidade de subsidiar posteriores programas de repovoamento".

O Programa de Reprodução é uma das condicionantes do licenciamento das minas de ferro e manganês na Serra dos Carajás. Além do trabalho de reprodução de espécies em risco de extinção, o local recebe alguns exemplares silvestres apreendidos em operações contra o tráfico de animais na região.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.