Antimary será a primeira floresta pública com selo FSC

Página 20-Rio Branco-AC - 04/07/2004
O governo do Acre começa nesta semana a qualificar os técnicos que farão o plano de certificação da Floresta Estadual do Antimary (FEA). Quando concluído, o plano dará à FEA a condição de primeira floresta pública do país totalmente certificada com o selo FSC.

Nos próximos dias, a Secretaria de Extrativismo e Florestas (SEF) lança edital para elaboração do plano de manejo em áreas de conservação, como a Floresta do Juruá e no Antimary, onde já existem outros planos de manejo em andamento.

A certificação permite agregar valor aos produtos extraídos ou produzidos em determinadas áreas, como a madeiras e essências não madeireiras. No Antimary, por exemplo, a comunidade realiza experiência com óleos de espécies amazônicas para tratamento de micose e para repelentes de insetos. Os produtos estão em fase de testes - no posto de saúde do Tucumã e na Vigilância Sanitária - para então chegar ao consumidor.

EXEMPLO DE XAPURI - Em Xapuri, há empresas privadas que só usam madeira certificada em seus produtos, como a Aver Amazônia. A certificação chegou primeiro ao Seringal Cachoeira, onde 19 famílias, que até pouco tempo viviam exclusivamente da agricultura e de extração de castanha-do-pará, tenham sua renda aumentada cinco vezes por conta da mudança da sua atividade econômica principal.

O selo do FSC, organização não-governamental sediada no México, é considerado a certificação florestal mais importante do mundo. Para obter o selo, os produtores precisam cumprir uma série de normas, desde só cortar árvores de um diâmetro específico até arrastar as toras de maneira e não danificar a mata em volta.

O que é a Certificação Florestal

Certificação Florestal tem como fundamento a garantia dada ao consumidor de que determinado produto é originário de manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável. Ou seja, os produtos que têm o selo da certificação são aqueles produzidos com madeira de florestas certificadas.

O que é Certificado

A certificação depende da iniciativa dos proprietários de áreas florestais, interessados em certificar suas florestas. A madeira, em forma de toras, dessas áreas, poderá ser vendida a terceiros com o selo da certificação. Já a indústria, a partir da comprovação da utilização de matéria prima certificada, poderá vender seus produtos (serrado, chapas, compensado, aglomerado, cabos de vassoura, móveis, carvão vegetal, entre outros) com o selo da certificação. A certificação do produto é chamada de "cadeia de custódia" e é solicitada pela indústria interessada.
(Edmilson Ferreira-Página 20-Rio Branco-AC-04/07/04)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Antimary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.