Anavilhanas organiza turismo com botos-cor-de-rosa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/05/2011
A edição deste mês da revista Ciência Hoje publica artigo sobre o ordenamento do turismo com botos cor-de-rosa no Parque Nacional (Parna) de Anavilhanas, no Amazonas. O texto é assinado pelo analista ambiental Marcelo Derzi Vidal, do Centro Nacional de Pesquisa sobre a Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Pesquisas indicam que a interação das pessoas com esses animais, além de permitir o conhecimento sobre a espécie, o que é benéfico para sua conservação, pode, em alguns casos, ajudar no tratamento de certas deficiências físicas e mentais.

Na Amazônia, esse tipo de contato ocorre diariamente no Parna de Anavilhanas, com sede em Novo Airão (AM). No local, a interação direta com o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é hoje a principal atração. Turistas do país e do exterior visitam a cidade para alimentar os botos, fotografá-los, tocá-los e nadar com eles nas águas do rio Negro.

O Conselho Consultivo do Parna de Anavilhanas criou, em março de 2010, o Grupo de Trabalho sobre Ordenamento do Turismo com Botos. Segundo a geógrafa Priscila Santos, chefe do Parque, o objetivo desse grupo é "realizar uma série de ações participativas, que resultem em um plano de ordenamento do turismo com botos que contemple os aspectos sociais, econômicos e ambientais, e que possa estimular outras atividades geradoras de renda relacionadas ao uso público no Parque".

O grupo de trabalho é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e pelo Parna de Anavilhanas, ambos vinculados ao ICMBio, e conta ainda com a participação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), do ICMBio.

Para identificar os problemas relacionados ao turismo envolvendo botos em Anavilhanas e planejar ações que ordenem a atividade, foi realizado, no ano passado, um seminário público na Câmara de Vereadores de Novo Airão. Um dos pontos importantes do seminário, foi a necessidade de ordenar o turismo com o boto-cor-de-rosa em todas as áreas onde a atividade ocorre, já que, nos últimos anos, esse tipo de interação vem se repetindo em outros locais, além de Novo Airão.


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/900-anavilhanas-organiza-turismo-com-botos-cor-de-rosa
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.