Anavilhanas ganha plano emergencial de visitação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 30/10/2009
O Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo com mais de 400 ilhas, completa nesta quinta (29) um ano de existência. Ele foi criado em 29 de outubro de 2008, pela Lei n 11.799, a partir da Estação Ecológica de Anavilhanas, que já existia desde 2 de junho de 1981 (Decreto n 86.061).

Mal deu os primeiros passos e o parque já enfrenta forte pressão do turismo nacional e internacional, que cresce a cada ano. Ainda sem Plano de Manejo, que regulamentaria a atividade na região, a solução do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para ordenar as visitações será estabelecer um Plano Emergencial de Uso Público, que está em elaboração.

Este documento normativo, segundo o coordenador-geral de Uso Público e Negócios da Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Direp), Júlio Gonchorosky, vai ditar as regras de como se deve proceder as visitações.

"Com o Plano vamos poder monitorar o acesso à área do parque dos diferentes tipos de embarcações que hoje transitam na região", diz Júlio. Hoje, fazem passeios turísticos desde voadeiras que saem do município de Novo Airão até grandes navios que partem de Manaus, atendendo o público internacional. O problema é que, sem um ordenamento, já constatado pelas equipes de analistas do ICMBio, Anavilhanas sofre grande pressão sobre suas florestas, rios e praias preservadas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.