Ambientalista visita CR2 em Manaus

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/12/2011
A Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Manaus (CR2), recebeu a visita do professor e ambientalista, Paulo Nogueira-Neto. O ambientalista foi convidado para receber o título de Chanceler do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Assy Manana, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Unidade de Conservação Estadual e aproveitou para conhecer as instalações do ICMBio em Manaus.

A visita aconteceu dia 18 de novembro e na ocasião o ambientalista conversou sobre diversos temas, dentre eles, a inclusão do artigo sobre Compensação Ambiental no Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC); o apoio que ele deu à criação do ICMBio; a forma positiva como ele enxerga a criação e implementação dos mosaicos de Unidades de Conservação.

Entre as várias histórias contadas pelo ambientalista, a equipe da CR2 aproveitou para conhecer um pouco mais sobre a criação de algumas das Unidades de Conservação ligadas a CR, realizadas durante a sua gestão, entre elas, o Parque Nacional (Parna) de Anavilhanas, as Estações Ecológicas (Esec) Maracá, Esec Niquiá, Esec Caracaraí, a Esec Juami-Japurá, Esec Jutaí-Solimões e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Javari-Buritis.

O ambientalista contou como se deu a escolha das áreas para criação, desde quando se deparou com diversas fotos do Projeto Radam (Radar na Amazônia), que lhe chamaram a atenção pela rara beleza e possibilidade de possuir inestimável valor biológico, que justificassem sua proteção, às vistorias em campo, feitas por sobrevoo e viagens de barco.

Na despedida, a CR 02 foi presenteada com exemplar do livro "Uma Trajetória Ambientalista- Diário de Paulo Nogueira-Neto", com dedicatória do autor: "À Coordenação Regional do ICMBio 2, com o abraço cordial e verde do Paulo Nogueira-Neto".

Saiba mais - O ambientalista brasileiro, Paulo Nogueira-Neto, entre 1974 e 1986, esteve a frente da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA) do governo federal, sendo o responsável pela criação de 3,2 milhões de hectares em 23 Estações Ecológicas e Reservas Ecológicas, e 1,5 milhões de hectares de Áreas de Proteção Ambiental.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2390-ambientalista-visita-cr2-em-manaus
Movimento Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas