Administração do PARNA dos Lençóis Maranhenses realiza seminário para estabelecer normas de visitação

Ibama - 27/05/2004
Encerra-se no nesta quinta-feira (27) um seminário sobre ordenamento do uso público no PARNA - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, realizado no município de Barreirinhas (MA). Por um período de três dias, o evento reuniu representantes do Ibama/DIREC, Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, órgãos estaduais e municipais de turismo e meio ambiente, empresários e profissionais atuantes no setor de turismo na região.

O objetivo foi discutir a atividade de visitação na UC e estabelecer, conjuntamente, ações para implementação do Plano de Manejo da unidade, nas questões relacionadas ao uso público.

Parques Nacionais são um dos tipos de áreas naturais protegidas, denominadas UCs - Unidades de Conservação. Neste tipo de UC são permitidas somente atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Segundo a Lei 9985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a visitação pública em Parques Nacionais está sujeita às normas estabelecidas no seu Plano de Manejo. Este documento, neste Parque Nacional, foi homologado pela Portaria Ibama no 48, de setembro/2003.

Local de beleza única, a visitação na região do PNLM - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem aumentado de maneira geométrica nos últimos anos. Até recentemente pouco conhecido pelo público em geral, a região vem sendo intensamente divulgado na mídia e pelo setor de turismo. O acesso à Unidade, antes difícil e demorado, foi muito facilitado pela conclusão da estrada de asfalto da capital do estado à Barreirinhas, em janeiro de 2002.

O ordenamento da visitação no PNLM é urgente para garantir a qualidade ambiental e sustentabilidade da própria atividade na UC. Para se ter uma idéia, em apenas um final de semana do mês de julho, um dos períodos de maior visitação no PNLM, mais de 1400 pessoas passaram pela Lagoa Azul, local mais procurado pelos visitantes.

Tanto empresários do setor quanto turistas já se queixam da falta de normas e controle da visitação neste Parque Nacional. Reuniões para conscientização com condutores e motoristas que atuam no PNLM já são realizadas desde 2000. A partir de 2003 vem sendo realizado um trabalho de contagem e sensibilização dos visitantes nas épocas de maior movimento.

À modelo do que foi realizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, pretende-se que o seminário tenha posterior envolvimento de todos os segmentos participantes. Espera-se, mais que estabelecer normas para a visitação, que os atores envolvidos saiam do seminário conscientes da importância de do trabalho. Após a conclusão do evento, será necessária ampla divulgação dos resultados para todo o país, de forma que os interessados em visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tomem as providências necessárias previamente à viagem.
(-Ibama-Brasília-DF-27/05/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.