Acordo fortalece venda de produtos do AM em 600 lojas pelo Brasil

http://portalamazonia.globo.com - 27/03/2011
O Grupo Pão de Açúcar - a maior rede varejista do Brasil - firmou parceria com o Governo do Amazonas para comercializar produtos regionais, entre eles açaí, castanha da Amazônia, pirarucu salgado e outros pescados. O acordo foi assinado ontem (28) pelo governador Omar Aziz, e o diretor de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Paulo Pompilio, no último dia do Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus.

Os produtos, produzidos nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Estado (RDS), serão comercializados nas 600 lojas do grupo. O acordo prevê ainda a instalação de uma fábrica de beneficiamento de pescado em Manacapuru, município a 68 quilômetros da capital. "Nós temos o compromisso de aumentar significativamente o volume de produtos amazônicos vendidos em nossas lojas", afirmou Pompilio.

Desde o ano passado, o Pão de Açúcar compra aproximadamente 6 toneladas da safra de pirarucu da RDS de Mamirauá. Apenas este ano, foram comercializadas 12 toneladas para abastecer a rede no período da Páscoa, mas a demanda poderia chegar a até 70 toneladas por mês em todas as lojas do grupo.

Segundo Omar Aziz, eventos como o Fórum de Sustentabilidade, que reúne um número grande de empresários e autoridades políticas de várias partes do mundo interessados em discutir preservação e sustentabilidade, é uma grande oportunidade para ampliar relacionamentos e prospectar investimentos para o Estado. "O empresário que investe na Amazônia está embutindo no seu negócio o conceito de sustentabilidade, uma vez que gera alternativa de desenvolvimento que não comprometa a preservação desse patrimônio ambiental que tanto o mundo nos cobra".

A parceria para o desenvolvimento dos produtos inclui a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).


http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=122913
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.