Ações combatem turismo predatório na vila de Trindade, em Paraty, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/12/2013
Período de alta temporada na Costa Verde do Rio de Janeiro, o verão traz a preocupação com o turismo predatório em Trindade, localidade de Paraty. Por isso, as praias do Meio e do Caixa D'Aço - áreas de preservação localizadas no Parque Nacional da Serra da Bocaina - vão receber ações de ordenamento e operações para evitar o descumprimento das regras de estacionamento, camping e comércio.

"É uma área de visitação, uma área de uso intensivo do Parque Nacional, mas evidentemente com regras, com normas para que você tenha uma relação com o meio ambiente produtiva. Para que você possa curtir aquilo por muito tempo", disse o chefe do parque, Francisco Livino.

Durante a alta temporada, o número de turistas é grande no local, onde vivem pelo menos 1,2 mil pessoas, segundo a Associação de Moradores. Um levantamento recente da Secretaria de Turismo aponta que há 56 pousadas em Trindade, com capacidade para receber pouco mais de 9,7 mil pessoas. Neste início de verão, a taxa de ocupação em alguns estabelecimentos já atingiu os 100%.

"De dois a três meses você já sabe que já vai estar tudo completo. As reservas todas, os quartos, apartamentos, todos cheios já", contou Lucas Carmo Belchior, proprietário de uma pousada.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/12/acoes-combatem-turismo-predatorio-na-vila-de-trindade-em-paraty-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.