Nova espécie de planária recebe nome de analista do ICMBio

http://www.icmbio.gov.br - 22/02/2011
Pesquisadores acabam de descobrir duas novas espécies de planárias terrestres na Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A descrição está na revista Zootaxa. Com a descoberta, já são 11 as novas espécies de planárias, totalizando 40 espécies desse grupo na Flona.

Uma das duas novas espécies recém-descobertas foi batizada com o nome do analista ambiental e ex-chefe da Flona de São Francisco de Paula, Artur José Soligo, pelas pesquisadoras Virgínia Silva Lemos e Ana Maria Leal-Zanchet, do Instituto de Pesquisas de Planárias, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Planárias são pequenos platelmintos que possuem um importante papel de predadores de outros invertebrados nos ecossistemas florestais. São também importantes indicadores de qualidade ambiental, havendo um grande número de espécies em áreas de floresta nativa.

Têm o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada. Apresentam cílios no ventre que auxiliam a locomoção. Alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores.

Alguns representantes do grupo são conhecidos devido a sua grande capacidade de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária inteira.

A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema reprodutor masculino quanto o feminino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas copulam. Após a troca de espermatozóides, os animais se separam e os ovos formados são eliminados para o meio externo. No interior de cada ovo encerrado em cápsulas desenvolve-se um embrião, que se transforma numa jovem planária.

As planárias podem também se reproduzir assexuadamente, simplesmente dividindo-se em duas partes. Cada uma das partes se desenvolve e dará origem a uma nova planária.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/nova-especie-de-planaria-recebe-nome-de-analista-do-icmbio
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Francisco de Paula
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.