Resex no Amazonas ensina boas práticas de extração do óleo de copaíba

http://www.icmbio.gov.br - 22/02/2011
A equipe da Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Capanã Grande, no Amazonas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (Idam) e a Cooperativa Verde de Manicoré (Covema), acaba de realizar oficina de boas práticas de manejo para a extração do óleo da copaíba.

A Covema é o único comprador de copaíba no município de Manicoré (AM). Para garantir a qualidade do produto, o óleo somente é comprado de extrativistas capacitados neste curso de manejo.

Ministrada pela primeira vez na reserva, a oficina capacitou oito moradores. Além de serem treinados para a extração do óleo da copaíba, os comunitários foram preparados para serem instrutores de futuras oficinas para outros comunitários que desejarem extrair e comercializar o óleo.

Esse curso de manejo faz parte da estratégia da equipe da Resex de criar uma alternativa de renda para os moradores da região, de modo a melhorar a qualidade de vida da comunidade e diminuir a pressão sobre determinados recursos naturais, como o pirarucu.

De acordo com o analista ambiental Cleiton Signor, a equipe de gestão acredita que a melhor forma preservar a natureza em uma Resex é investir na qualidade de vida dos moradores, o que passa necessariamente pela inserção de alternativas de renda sustentáveis nas comunidades.

Outras oficinas de capacitação estão previstos para o ano de 2011, como o curso para a criação de abelhas sem ferrão. "Estes cursos somente são possíveis devido à parceria com instituições civis e governamentais", ressaltou o analista.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/resex-no-amazonas-ensina-boas-praticas-de-extracao-do-oleo-de-copaiba
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Capanã Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.