MMA, Ibama e ICMBio oferecem ajuda ao governo do Rio de Janeiro

MMA - http://www.mma.gov.br - 14/01/2011
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está oferecendo total apoio ao governo do estado do Rio de Janeiro para auxiliar no resgate e no atendimento às vítimas das fortes chuvas que afetam diversos municípios desde o início da semana.

O Ibama colocou à disposição da Defesa Civil uma aeronave, que pode ser utilizada a qualquer momento e, se houver necessidade, disponibilizará mais uma. Além disso, uma viatura e o pessoal da base avançada do instituto em Nova Friburgo estão dando suporte aos trabalhos atualmente realizados pela Defesa Civil. Outras três viaturas da superintendência do Ibama no estado estão fazendo o transporte de alimentos e remédios.

Várias unidades de conservação (UCs) administradas pelo ICMBio foram afetadas pelas chuvas: APA Petrópolis; Parna Serra dos Órgãos; APA Mantiqueira; APA Guapimirim/Esec Guanabara; Rebio Tinguá; Parna Itatiaia; e Parna Serra da Bocaina.

Todas essas UCs também colocaram seus recursos (automóveis, barcos, pessoal, equipamentos etc.) à disposição da Defesa Civil do estado para resgate de vítimas e corpos, transporte de materiais, arrecadação de doações, mapeamento das áreas de risco, localização de pessoas que estão em pontos inacessíveis pelas vias normais e direcionamento das equipes de busca e salvamento.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6437
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas