Decreto torna Pedra do Baú monumento natural

SMA - http://www.ambiente.sp.gov.br - 27/12/2010
Governador Alberto Goldman assinou decreto durante evento em São Bento do Sapucaí

Após três longos anos de processo, discussão pública, estudos e análises, nessa segunda-feira, 27.12, o governador Alberto Goldman assinou o decreto de criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Também participaram da solenidade o secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo e o prefeito Ildefonso Mendes Neto. A área de 3.154 hectares será administrada pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo - FF, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente - SMA.

Para o governador do estado, Alberto Goldman, "medidas como a criação dessa unidade provam que o meio ambiente não cria problemas, mas facilita o desenvolvimento, respeitando as vocações de cada lugar e a proteção ambiental, garantindo um desenvolvimento econômico sustentável e equilibrado. O Monumento Natural garantirá desenvolvimento do turismo com melhor qualidade e a participação efetiva do estado, município e da população local".

O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú tem por objetivo proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, a paisagem local, por seu significado como marco cultural e histórico, sua relevância geológica e beleza cênica, bem como organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso visando garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários.

"O Complexo da Pedra do Baú, desde longa data, vem despertando o interesse de pessoas ligadas à natureza, seja pelo aspecto turístico ou pelo aspecto da preservação de mananciais. Além de todas as riquezas naturais que precisamos preservar, o local é privilegiado para a prática de montanhismo e figurando entre os principais pontos de escalada no Brasil", destacou o secretário Pedro Ubiratan.

O processo consistiu em um suporte especializado, com justificativa técnica, elaboração de mapas e consultoria, audiência pública realizada no dia 14.10 em São bento do Sapucaí e aprovação do projeto por parte do Conselho estadual de Meio Ambiente - Consema no dia 26.10 desse ano.

A área é conservada por meio de uma gestão compartilhada entre a FF e a Prefeitura, com um convênio assinado com valor estimado de R$ 300 mil, já em operação. "O monumento natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Nós em São Bento do Sapucaí temos todo o interesse nessa criação e principalmente na sua preservação, conservação e organização de uso público", afirmou o prefeito.

Histórico

O monumento esta situado em duas Áreas de Proteção Ambiental - APAs, a da Serra da Mantiqueira, federal, e a de São Bento do Sapucaí, estadual. Localizada a cerca de 12 quilômetros da sede do município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú, chamada pelos primeiros habitantes de Embahú, que significa "ponto de vigia" em tupi-guarani, recebeu ainda o nome de Canastra, um baú grande de guardar pertences, nome dado pelos tropeiros e caboclos da região. Este marco na paisagem natural pode ser avistado de diversos municípios da região.

Protegida por matas nativas, a massa granítica mede 340 metros de altura, 540 metros de comprimento com larguras variáveis e atinge 1.950 metros de altitude. Foi escalada pela primeira vez pelos sambentistas e irmãos Antônio e João Cortez. Com equipamentos rudimentares para a escalada, os aventureiros atingiram o topo em 1940.

Desde então, o acesso ao cume foi facilitado. Com a instalação das duas escadarias de grampos tornou-se desnecessário conhecer técnicas de escalada para atingir o cume, onde ainda se vê os vestígios de um dos primeiros abrigos de montanha do Brasil, construído na década de 50 pelos irmãos Cortez, com a ajuda do empresário Luiz Dummont Villares e moradores da região.

Atualmente, o acesso ao Complexo do Baú, conjunto de montanhas rochosas constituídas pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata é acessível desde as cidades de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão por estrada asfaltada que interliga os dois municípios. O acesso ao estacionamento localizado junto ao Bauzinho, de onde partem algumas trilhas de acesso às montanhas do Complexo é realizado por estrada não pavimentada com 6 km de extensão. A Pedra do Baú constitui um dos locais mais procurados para passeio entre os turistas frequentadores de ambos os municípios.

Para os montanhistas que dominam as técnicas apropriadas, há mais de 30 rotas para a prática da escalada em rocha, que colocam o Complexo do Baú entre os mais importantes locais para a prática deste esporte no Brasil. Estas vias são dos mais variados graus de dificuldade técnica, e variam também no seu tamanho, de 10 a 300 metros.

http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1074
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Sapucaí-Mirim
  • UC Pedra do Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.