Controlado fogo perto do Parque das Nascentes, em MS

Agência Estado - www.estadao.com.br - 28/09/2010
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar ontem o incêndio que ameaçava o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região norte de Mato Grosso do Sul, desde a última quarta-feira.

Brigadistas voluntários, funcionários de fazendas e uma equipe de apoio disponibilizada pelo Parque Nacional das Emas - no Estado de Goiás - trabalharam na contenção dos focos que atingiram propriedades no entorno da unidade de conservação, entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. No dia 23, uma equipe da força-tarefa do Centro de Proteção Ambiental (CPA) também seguiu para o parque.

"Não existem mais focos aparentes. Apesar de ter chovido muito pouco naquele local, o trabalho dos bombeiros e voluntários conseguiu fazer a contenção (do incêndio)", disse o chefe do CPA, major Francimar Vieira da Costa. Ele explicou que as equipes continuam no parque ao menos até o fim do dia de hoje, porque ainda é preciso garantir que não há risco de o fogo voltar.

Com 30.618 hectares, o Parque das Nascentes do Rio Taquari possui terreno com cavernas e grotas (cavidades profundas na encosta de rochas e morros), o que dificulta tanto a visualização de focos de incêndio quanto um futuro trabalho de contenção do fogo. Segundo informações de proprietários rurais da região, as chamas prejudicaram as lavouras e a criação de gado.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,controlado-fogo-perto-do-parque-das-nascentes-em-ms,616606,0.htm
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Emas
  • UC Nascentes do Rio Taquari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.