Membros do Conselho do Parque Estadual Matas do Segredo serão empossados amanhã

Pantanal News - www.pantanalnews.com.br - 01/06/2010
O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realiza amanhã (2), às 9h, a posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual Matas do Segredo.

O Parque Estadual Matas do Segredo, com seus 177,58 hectares, preserva um importante remanescente dos cerrados e as nascentes do córrego Segredo no perímetro urbano de Campo Grande.

O Imasul, por intermédio da Gerência de Unidades de Conservação (GUC), é o órgão gestor responsável pela administração das Unidades de Conservação Estaduais, dentre as quais se enquadra o Parque Estadual Matas do Segredo.

Criado em 2000, tem como um dos seus principais objetivos promover a educação ambiental e o ecoturismo em contato direto com a natureza. Pela sua localização, na capital, considera-se esse Parque uma ferramenta estratégica de formação de opinião pública sobre a importância de preservar a biodiversidade por meio de unidades de conservação.

A cerimônia de posse acontecerá no auditório Shirley Palmeira, no prédio do Imasul, no Parque dos Poderes. Após o ato de posse, será realizada a aprovação do Regimento Interno do Conselho Gestor do Parque Estadual Matas do Segredo e a eleição da mesa diretora do Conselho Gestor do Parque Estadual Matas do Segredo.

Serão empossados os seguintes membros, para o biênio 2010/2011, das respectivas instituições: da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia (Semac), Roberto Ricardo M. Gonçalves e Lorivaldo Antônio de Paula; do Imasul, Ana Carolina Seixas Nascimento e Leonardo Tostes Palma; Polícia Militar Ambiental (PMA), Capitão Edmilson Paulino de Queiroz e Tenente Darci Caetano dos Santos; da Uniderp, Mercedes Abid Mercante e Eva Teixeira dos Santos; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico (Semadur), Orsival Simões Junior e Juliana de Mendonça Casadei; do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Marcio Ferreira Yule e Jucinéia Vieira de Oliveira Freitas; do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Formads), Virgílio Napoleão Sabino - Cerrado Vivo e Eduardo Romero - Ecoa e da comunidade do Entorno do Parque, Antonio Aparecido Duarte - Ussiter, Diana Torrichele Coelho - Clube de Mães NHMS, Iara Rodrigues - AM. Jd. Presidente, Davi Anjos da Silva - Jd. Presidente, Paulo Seisho Shirado - Chácara Matas do Segredo e Ivanir Barbosa de Souza - AM Jd. Campo Novo.

Compete ao Conselho Consultivo do Parque Estadual Matas do Segredo: elaborar o seu regimento interno, no prazo de noventa dias, contado da sua instalação; aprovar, cumprir e fazer cumprir o regimento interno; incentivar e acompanhar a elaboração, a implementação e a revisão do plano de manejo da unidade de conservação, garantindo o seu caráter participativo; buscar a integração da unidade de conservação com os demais espaços territoriais especialmente protegidos; esforçar-se para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a unidade de conservação; avaliar o orçamento e o relatório financeiro anual elaborado pelo órgão executor em relação aos objetivos da unidade de conservação e requerer estudos técnicos para embasar, quando necessário, a revisão e a atualização dos programas do plano de manejo do Parque e de seu zoneamento.


http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=54707
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Matas do Segredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.