Itamarandiba se prepara para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

IEF - www.ief.mg.gov.br - 31/05/2010
O município de Itamarandiba, localizada no Alto Vale do Jequitinhonha, preparou uma programação especial para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente nos dias 1 e 2 de junho. Para isso, a administração local conta com o apoio Núcleo de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na cidade e da gerência do Parque Estadual da Serra Negra (PESN).

As comemorações terão atividades diversas que vão desde apresentações artísticas, show de talentos e atividades de cunho ambiental. Está programada para esta terça-feira uma blitz com distribuição de material educativo e trabalho de conscientização dos presentes sobre a importância da preservação e o desenvolvimento de atividades sustentáveis.

"Essas comemorações são de extrema importância, já que Itamarandiba está em uma região onde predominam atividades econômicas que giram em torno da produção do carvão vegetal. É interessante a gente realizar este tipo de evento para conscientizar a população sobre a importância da preservação", analisou o monitor ambiental do PESN, Vanderlei Pimenta Lopes, um dos responsáveis pela organização do evento.

Para contribuir com as comemorações, o IEF dará apoio logístico na distribuição dos materiais educativos nas escolas da região e doará as mudas que serão plantadas durante o evento. Além disso, terá a oportunidade de intensificar o trabalho junto à população local sobre a importância de se cuidar bem do parque, instrumento importante na manutenção da biodiversidade da região.

Parque Estadual da Serra Negra

Criado em 22 de setembro de 1998 através do decreto n 39.907, conta com 33.324,72 hectares. Parte da bacia do rio Jequitinhonha, está inserida na Cadeia do Espinhaço, dominando a paisagem local com seu relevo montanhoso e aparência escura, quando vista contra o sol. Deve-se a este fator o nome da Serra e do próprio Parque.

A unidade de conservação está incluída nos domínios da Mata Atlântica. Em locais de difícil acesso e em algumas baixadas podem ser observados grandes fragmentos da imponente vegetação que, originalmente, dominava a região. Podem ser observadas espécies como cedro, braúna, ipês, perobas, jacarandás, vinhático, dentre outras típicas de ambiente. Nas montanhas e em locais de solo arenoso formam-se grandes concentrações de canela-de-ema que, na região, podem ultrapassar os três metros de altura.

Programação das comemorações em Itamarandiba

01/06 - Blitz Ambiental com distribuição de material educativo em vários locais da cidade nos seguintes horários: 8h - 11h e 14h - 17h

02/06 - Plantio de mudas. Serão plantadas de hora em hora a partir das 7h com encerramento às 16 horas. E a partir das 16 horas será o encerramento com uma gincana ambiental e show de talentos da Praça dos Agricultores no centro de Itamarandiba.

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1105-itamarandiba-se-prepara-para-comemorar-o-dia-mundial-do-meio-ambiente
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Negra (MG)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.