Obra em área desmatada de Ilha Grande poderá ser embargada e até demolida

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 27/05/2010
A Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do seu órgão executor, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), poderá embargar e até demolir a obra em área desmatada de Ilha Grande, que pertenceria ao espólio do bicheiro Castor de Andrade. Além de serem novamente multados, os responsáveis serão obrigados a elaborar um plano de recuperação da área.

- Os proprietários já foram multados e autuados por crime ambiental. Vamos aplicar nova multa e aumentar o valor dela. A lei permite diretamente R$ 28 mil de multa, mas o Inea vai deliberar para que o valor seja bem maior, considerando o local que é de vegetação de Mata Atlântica - afirmou Marilene Ramos.

Segundo a secretária, a demolição vai depender de uma ação judicial, mas o embargo administrativo independe de perícia realizada no local. Sobre a declaração do delegado Francisco Benitez Lopes ao Jornal O Globo, de que a Polícia Civil não tem lanchas para fiscalizar as ilhas, a secretária afirmou que o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente dispõe de barcos e até helicóptero, transportes que podem ser utilizado em qualquer solicitação da Polícia Civil.

De acordo com a reportagem, nos últimos oito meses, a Área de Proteção Ambiental (APA) dos Tamoios, em Ilha Grande, "ganhou" uma clareira do tamanho de um campo de futebol. A área pertence ao espólio do bicheiro Castor de Andrade, morto em 1997 e administrada por sua filha, Carmen Lúcia de Andrade Iggnácio. O Inea embargou a obra em agosto do ano passado, mas a filha de Castor ignorou a decisão.

Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, ampliar e consolidar o Parque Estadual da Ilha Grande - que passou de 5,6 mil hectares para 12 mil hectares de área protegida - foi uma das primeiras iniciativas preservacionistas adotadas pelo governador Sérgio Cabral, quando assumiu o cargo, em 2007.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, lembrou que, com a assinatura do decreto de ampliação, em fevereiro de 2007, essa paradisíaca ilha, na Baía da Ilha Grande, no Sul Fluminense, passou a contar com 62,5% de área protegida dentro do parque estadual. Somando-se a Reserva Biológica da Praia do Sul e do Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Ilha Grande passou a ter um total de 87% de área preservada.


http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=835
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (APA)
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  • UC Marinho do Aventureiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.