Vem ai o Paranoá II

Correio Brasiliense - 26/06/1998
O governador Cristovam Buarque quer criar uma nova cidade no Distrito Federal, sendo a área escolhida no Paranoá e terá capacidade para abrigar 33 mil habitantes. A área está inserida na APA do Lago do Paranoá e situada nos limites de duas outras unidades de conservação: a APA do Rio São Bartolomeu e a área de proteção do Paranoá Sul. Para a construção da nova cidade, o GDF está requerendo junto ao Ibama a antecipação em um ano do corte da floresta de pinus plantada na área. A proposta de expansão do Paranoá tem como objetivo atender à demanda habitacional de famílias pioneiras de baixa renda, remanescentes da antiga Vila Paranoá.

Cenários
Levantamento realizado pela Administração de Paranoá comprovou a existência de excedente populacional na região.

Vila surgiu com construção da barragem
A Vila Paranoá foi criada logo depois do início das obras de construção da Barragem de mesmo nome. O acampamento que abrigava os operários, ao final da construção, contabilizava 20 mil moradores em cinco mil barracos.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Paranoá Sul
  • UC Bacia do Rio São Bartolomeu
  • UC Lago Paranoá (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.