Alunos da Unisc fazem pesquisa científica na Rebio do Mato Grande

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 18/05/2010
A Reserva Biológica do Mato Grande (Rebio), localizada no município de Arroio Grande, recebeu, nos dias 15 e 16 de maio, alunos do curso de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para desenvolver atividades de pesquisa científica dentro da Unidade de Conservação, acompanhada pelo gestor da instituição, o biólogo Luciano R. Soares. De acordo com o também biólogo e professor responsável, Eduardo Lobo, a visita faz parte dos conteúdos da disciplina Ecologia Geral.

O objetivo foi a caracterização da teia alimentar deste importante ecossistema da planície costeira Gaúcha, em particular na área de banhados. Lobo falou sobre a relevância de trabalhar no campo os conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula, principalmente de disciplinas como Ecologia, Botânica e Zoologia, onde a vivência do aluno com os distintos componentes da natureza, flora, fauna e suas interações, torna-se fundamental para a formação holística deste profissional. Ele destacou que o fato de ter sido a primeira turma de alunos do ensino superior a visitar esta reserva biológica para fins de pesquisa científica, "é motivo de orgulho para a Unisc, uma vez que temos o privilégio de estar contribuindo com informação científica inédita, para o estabelecimento das bases ecológicas desta reserva biológica". Segundo ele, é fundamental divulgar a importância da proteção de unidades de conservação desta natureza, já que constituem ecossistemas únicos com uma grande quantidade de serviços ambientais essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Dentre as características ambientais preponderantes das áreas de banhados podem-se destacar as funções hidrológicas, como o controle de cheias e captura de sedimentos, funções de produtividade, como a produção primária, decomposição e manutenção das cadeias alimentares e funções ecológicas, como o fornecimento de alimento e habitat para a vida silvestre. "Toda a informação científica levantada pelos alunos será repassada ao gestor da Rebio no intuito de contribuir com ferramentas científicas comprobatórias necessárias para a efetiva implementação desta reserva, a fim de conservar e preservar a biodiversidade local", completou Lobo.

http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/descnoticias.jsp?ITEM=3071&TIPO=1
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mato Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.