SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 17/05/2010
O Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (Ganeco) apoiará a realização do curso "Agrofloresta em bioregiões de Mata de Araucária", promovido pelo Instituto Arca Verde entre os dias 4 e 7 de setembro próximos, em São Francisco de Paula. O curso será ministrado pelo suíço Ernst Götsch, que vive na Bahia há 20 anos e trabalha com sistemas agroflorestais na agricultura familiar. As aulas serão realizadas na sede do Instituto Arca Verde, na Estrada da Boa Esperança, 5.849. Os certificados serão fornecidos pela Uergs, como ocorre com os cursos organizados pelo Ganeco.
Previsto pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Rota do Sol, o Ganeco foi criado outubro de 2008 através de um convênio entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Uergs. Atualmente, o laboratório conta com outros parceiros, como a UFRGS e o Instituto Arca Verde. Desde sua criação, o Ganeco tem promovido cursos de extensão, atividades de divulgação das unidades de conservação, pesquisa, entre outras. O Instituto Arca Verde atua na bioregião dos Campos de Cima da Serra desde 2005, com o objetivo de promover o desenvolvimento da vida sustentável nas suas quatro dimensões (ecológica, econômica, social e cultural).
Os alunos do curso "Agrofloresta em bioregiões de Mata de Araucária" aprenderão os princípios para criar e manejar ecossistemas semelhantes aos naturais em sua forma e funcionamento. A agrofloresta é um caminho para produzir alimentos, madeira e outros bens nas bioregiões subtropicais e de altitudes do bioma Mata Atlântica.
Informações a respeito de inscrições, custos, transporte, hospedagem e alimentação podem ser obtidas pelo email: institutoarcaverde@gamil.com ou no site www.arcaverde.org.
http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/descnoticias.jsp?ITEM=3069&TIPO=1
Florestas:Geral
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Rota do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.