Agente Ambiental Voluntário do Amazonas é tema em Congresso no Ceará

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br - 01/05/2010
O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), participou no último, dia 22 de abril, do I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, realizado na Universidade Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza, com a apresentação do artigo "O papel do agente ambiental voluntário nas ações de educação ambiental na Reserva Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus, no Estado do Amazonas".

A técnica do CEUC, Kelly Cristina Souza, representou o órgão no evento, abordando a importância das atividades de educação ambiental promovidas pelos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) em Unidades de Conservação de uso sustentável no Estado do Amazonas, em especial, os resultados alcançados no período de 2009 do Programa AAV na RDS Piagaçu Purus. A apresentação do artigo mostrou a percepção ambiental das comunidades tradicionais acerca do uso dos recursos naturais, estratégias de proteção/vigilância e ações de educação ambiental.

Segundo a técnica, o congresso contribuiu para a troca de experiências das ações de educação ambiental e gestão territorial entre diferentes regiões do Brasil. "Um dos destaques do evento foi a proposta de discussão sobre a educação ambiental nas comunidades do entorno ou dentro da UC", diz a técnica.

De acordo com a coordenadora do Programa Agente Ambiental Voluntário, Regina Cerdeira, é importante a divulgação dos resultados obtidos pelo programa, pois isso demonstra que o processo traz diversos benefícios às comunidades das Unidades de Conservação. "A atuação dos 12 AAV capacitados na RDS é forte, no sentido de gerenciamento dos conflitos na comunidade. Um exemplo disso, é a organização e monitoramento dos AAV ao cumprimento das regras de uso e manejo da pesca", disse.

O evento aconteceu no período de 22 a 24 de abril e reuniu especialistas em educação ambiental e gestão territorial. A programação incluiu atividades culturais, mesas-redondas, minicursos, painéis, palestras e a apresentação de artigos científicos.

O coordenador do CEUC, Domingos Macedo, avalia de forma positiva a participação do CEUC no evento. "É uma resposta ao trabalho de gestão participativa que o Programa AAV vem realizando. Mais 70 novos agentes ambientais voluntários já cadastraram", acrescenta o coordenador.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu - Purus

A RDS foi criada pelo decreto no 23.723 de 05 de setembro de 2003 quando incorporou a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Ayapuá. É a quarta maior RDS estadual, representando 8,4% da área do total de Unidades de Conservação da categoria de RDS. A Unidade abrange uma área de 1.008.167,00ha, localizada nos municípios de Anori, Beruri, Tapauá e Coari.

No período de 14 a 20 de maio, será realizado o I Mutirão ambiental, atividade promovida pelos agentes capacitados pelo Programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV) do CEUC. A atuação dos AAV's atende a demanda das comunidades para fortalecer seus esforços de conservação de seus recursos naturais. A capacitação dos moradores é realizada por meio de um curso de capacitação, que ao finalizá-lo estão aptos a executar as atividades de educação ambiental e apoiar a fiscalização da Unidade de Conservação.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/39-newsuc/230-agente-ambiental-voluntario-do-amazonas-e-tema-em-congresso-no-ceara.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago Ayapua (Médio Purus) (INCORPORADA)
  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.