Agentes do Inea são treinados pelo Bope

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 29/04/2010
Fiscais do Parque Estadual da Ilha Grande, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente - órgão executivo da Secretaria do Ambiente - participaram de treinamento de sobrevivência na selva com policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). Além do exercício, as equipes realizaram operações conjuntas na área da unidade de conservação estadual.

Durante uma semana de atividades, a turma de cerca de 25 agentes que atua no parque aprendeu técnicas para detectar e desarmar armadilhas usadas por caçadores, para obtenção de fogo controlado, abrigo e alimento, entre outros procedimentos.

Após o treinamento, os grupos realizaram dois dias de simulações e operações reais de fiscalização no interior da Reserva Biológica da Praia do Sul, com apoio do helicóptero Bezouro Verde do Inea e de outra aeronave de uso do Grupamento Aéreo e Marítimo da PM (GAM).

Em uma das ações, fiscais e policiais sobrevoaram a unidade para detectar locais utilizados como pontos de apoio para a prática de caça ilegal. O grupo desceu do helicóptero de rapel em uma clareira a 10 km de distância do ponto de caça identificado.

De lá, o grupo foi guiado por um dos agentes do Inea por trilha utilizada pelos caçadores até o abrigo dos infratores. Na casa, em local de difícil acesso, foram encontradas diversas armadilhas artesanais, chamadas de mundel. Foram autuados ainda dois homens que trabalhavam como caseiros.

- O intercâmbio com o Bope foi muito importante. Além do aprendizado obtido pela nossa equipe, também contribuímos com nossa experiência, uma vez que a maioria dos funcionários é de nativos da Ilha - explicou Andrei Veiga, chefe da fiscalização ambiental do Parque e um dos coordenadores das ações.

http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=789
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.