Conselho da Serra do Japi discute mosaico do parque

Rede Bom Dia - www.redebomdia.com.br - 25/04/2010
"Quando iniciamos as audiências da Serra da Cantareira a proposta inicial era de dois parques e duas florestas estaduais. Mas elas mudaram tudo", diz a diretora de uso sustentável da Fundação Florestal, Wanda Maldonado, que esteve reunida com o Conselho de Gestão da Serra do Japi.

Ela confirmou que o processo será repetido para o parque estadual em Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora, mas apenas em 2011. E também descartou a necessidade de expulsão de propriedades.

Nas três primeiras cidades, o início do plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) começa até junho.

"Um dos focos é a recuperação, beneficiando os corredores ecológicos."

O contínuo da Cantareira foi criado em 30 de março com 4 unidades, entre elas o primeiro Monumento Natural no estado (Pedra Grande) com 3.165 hectares privados e 131 hectares do governo.

O mosaico, de 28,6 mil hectares, vai de Santa Isabel a Nazaré Paulista.

"A razão de Estado é a defesa do interesse social. A Serra do Japi, além de prioridade de proteção integral nas pesquisas do biota [Conjunto de seres vivos que habitam uma determinada região], engloba mais de um município.
Temos ainda o programa estadual de RPPNs [Reservas Particulares de Patrimônio Natural]", diz sem excluir a hipótese do parque integral.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/18295/Conselho+da+Serra+do+Japi+discute+mosaico+do+parque
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Japi, Guaxinduva e Jaguacoara
  • UC Sistema Cantareira
  • UC Pedra Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.