Inea inicia operação de carnaval na Costa Verde

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 09/02/2010
Os turistas que forem passar os dias de folia na região da Costa Verde receberão informações sobre os atrativos naturais e regras de uso público das Unidades de Conservação Ambiental, além de cuidados que o visitante deve ter com o meio ambiente. A "Operação Carnaval" será realizada, a partir desta quinta-feira (11/02), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, simultaneamente no Parque Estadual da Ilha Grande e nas Reservas Estaduais da Praia do Sul e da Juatinga.

Desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, o Batalhão Florestal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e algumas ONGs, a iniciativa tem como principal objetivo ordenar o uso público nas unidades de conservação e proteção integral, a fim de assegurar a conservação do patrimônio natural e social.

O trabalho prevê a ocupação de pontos estratégicos, onde a concentração de visitantes é intensa, no interior das unidades. As equipes irão percorrer diversos trechos, orientando o visitante, sempre que necessário, a adotar uma conduta adequada dentro das unidades. Os agentes fiscalizarão a prática de atividades como camping, caminhadas em trilhas, pesca submarina e comércio irregular de produtos diversos.

As ações contarão com o apoio de quatro embarcações e de um helicóptero. Na Reserva Ecológica da Juatinga, monitores ambientais irão coletar informações para que a unidade de conservação possa traçar o perfil dos visitantes e definir estratégias de conservação do ambiente e aperfeiçoar a infraestrutura de uso público, visando a aumentar a segurança e opções de lazer para os turistas.

O visitante também poderá buscar informações na sede do Parque da Ilha Grande, cuja sede está localizada na Vila do Abraão, e na sede da Reserva da Juatinga, em Paraty-Mirim.

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, os agentes atuarão, principalmente, no retorno dos turistas, sobretudo nos locais cujo acesso é feito por barco.

Orientações para os visitantes

No Parque da Ilha Grande, as áreas destinadas para camping encontram-se na vila do Aventureiro e na praia da Parnaióca, devendo ser respeitada a capacidade de cada uma dessas localidades, evitando-se dessa forma danos ao patrimônio natural e incômodos diversos durante a estada. Já na Reserva da Juatinga, a atividade se concentra na Praia do Sono, Martim de Sá e Pouso da Cajaíba.

Os fiscais do Inea lembram que os usuários devem respeitar a orientação constante das placas nas trilhas e, na ausência delas, podem consultar preliminarmente as equipe das unidades, evitando danos ao ambiente e a exposição a riscos desnecessários, os quais podem acabar antecipando o fim do passeio.

A trilha que liga a vila do Aventureiro à praia da Parnaióca, passando pelas praias do sul e do leste, não está aberta à visitação, uma vez que se encontra dentro de uma área de Reserva Biológica. Por ser uma área extremamente frágil, onde a presença constante do ser humano pode causar desequilíbrios diversos no ambiente, a legislação ambiental impede a realização desse tipo de atividade.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juatinga
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.