Conselho Consultivo do P.E. Serra do Cabral toma posse

IEF - www.ief.mg.gov.br - 15/12/2009
O Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra do Cabral tomará posse na próxima quinta-feira (17) às 15h, em solenidade realizada na Sede Administrativa do Parque, localizada na Alameda Serra do Cabral 720, Fazenda Horto Riachão em Buenópolis, na região centro-norte do Estado.

Em sua formação inicial, será composto por um presidente e outros 19 membros efetivos, contando ainda com o mesmo número de suplentes. O mandato previsto é de dois anos, podendo os mesmos serem reconduzidos ao cargo mediante as regras contidas em seu regimento.

O gerente do Parque, André Campos Botelho ficará responsável por presidir o conselho e também por empossar os demais membros. "O Conselho vai ser o fiel escudeiro da gestão do parque, pois ajudará bastante a gerência. É uma grande vitória para a Serra do Cabral, já que sua criação se deu de forma um pouco conturbada. Fazendo este conselho atuante, só teremos a ganhar", disse Botelho.

O Conselho Consultivo tem como atribuições: contribuir para a administração do Parque; opinar sobre a elaboração do plano diretor, sugerindo diretrizes para compatibilizar as funções de proteção dos ambientes naturais do Parque aos diversos usos possíveis e acompanhar a execução do plano diretor, bem como sugerir as modificações que nele se fizerem necessárias, a partir da implantação e funcionamento do Parque.

De acordo com o SNUC, cada UC deve ter seu próprio órgão consultivo, presidido pelo órgão que administra a unidade - no caso, o IEF. O Conselho deve ser composto por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

Parque Estadual Serra do Cabral

Localizado na região centro-norte do Estado, na serra de mesmo nome que faz parte da Cordilheira do Espinhaço, o parque tem altitudes que variam entre 900 e 1300 metros e conta com uma vegetação composta de veredas, matas e cerrado. Na fauna destaca-se a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção.

Sua abundante rede hidrográfica forma inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, que compõem, juntamente com os afloramentos rochosos, as veredas, matas e campos naturais, paisagens de grande beleza. A UC se destaca pelo grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes. Em diversos locais são registradas pinturas rupestres onde predominam desenhos zoomorfos.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cabral
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.