Parque Nacional da Cutia inaugura sede na sexta-feira

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/11/2009
O Parque Nacional (Parna) da Cutia, em Rondônia, vai inaugurar na próxima sexta (4) a sua sede, que ficará no município de Surpresa, comunidade de 800 moradores na fronteira com a Bolívia, à margem do Rio Guaporé. O município fica a seis horas de "voadeira" (barco a motor) do município de Guajará-Mirim.

A sede tem 400 m² e três ambientes: auditório para 40 pessoas, dormitório e escritório com biblioteca, garagem e depósito. Equipamentos como camas, colchões, TV, cadeiras, mesas e microcomputadores irão compor a estrutura.

De acordo com o chefe da unidade, Antonio Mauro, a comunidade do município de Surpresa é fundada por bolivianos e descendentes de quilombolas e indígenas. "Como o acesso ao parque é de difícil acesso, o plano de manejo da unidade optou que fizesse a sede fora do parque, pois a comunidade não tem acesso por terra e por isso foi chamada também de posto de apoio", afirmou Antônio.

Segundo ele, o principal problema enfrentado na unidade é a acomodação e com o espaço da sede terá como trabalhar com mais tranquilidade. "O foco da unidade são as comunidades do entorno. Vamos tentar atrair universidades como objetivo de fazer pesquisa", disse Antônio.

Curso - O município de Guajará-Mirim realizará em janeiro de 2010 o 3 curso em Gestão Ambiental a ser aceito pelo Ministério da Educação (MEC) que tem 93% de sua área protegida, incluindo o Parna da Cutia.

O território possui alta complexidade. São 6 terras indígenas, 11 línguas de diferentes etnias. "Esse será um curso de graduação, queremos que a universidade federal de Rondônia se aproxime do parque. Queremos também, atrair o curso de influência do parque, pois muitas famílias Bolivianas ainda vivem no parque", informou o chefe do Parna da Cutia.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Cutia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.