Governador inaugura sede da APA Serra do Ouro em Iguaí

Comunicação do Governo da Bahia - www.comunicacao.ba.gov.br - 09/09/2009
Duas mil nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, dezenas de rios e riachos, além da beleza dos vales e serras. Esse é o cenário da APA (Área de Proteção Ambiental) Serra do Ouro, localizada no município de Iguaí, sudoeste do estado. Ela possui uma área de 50 mil hectares - dela fazem parte ainda a serra do Macário e a serra dos Índios - e abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica.

Para facilitar a administração de todo desse rico patrimônio natural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), construiu uma moderna e funcional sede administrativa, inaugurada pelo governador Jaques Wagner, no final de semana. A APA Serra do Ouro é a Unidade de Conservação (UC) mais nova da Sema.

"A quantidade de atrativos naturais mostra que a região possui um grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, com reflexo na geração de mais postos de trabalho e de renda. Esta sede vai ter um papel importante na organização e administração de todo esse potencial", disse o governador Jaques Wagner durante o evento.

A APA Serra do Ouro tem como principais pontos turísticos a Cachoeira do Argentino, Cachoeira das Sete Voltas, Cachoeira do Riachão, Cachoeira do Rio Preto, Balneário da Barragem e Balneário Águas Vermelhas, além de inúmeros rios e riachos, com destaque para o Rio Gongogi, principal afluente do Rio das Contas.

Estrutura

Localizado na parte mais alta da cidade de Iguaí, o escritório conta com duas salas para técnicos, sendo uma destinada à 'sala verde' (que possui em seu acervo publicações específicas sobre o meio ambiente), auditório com 50 lugares - que pode ser usado pela população local para aulas de Educação Ambiental -, recepção e alojamento para oito técnicos, além de um viveiro para a produção anual de 100 mil mudas. A sede foi construída em parceria com a prefeitura de Iguaí.

"A sede da APA Serra do Ouro tem uma função importante como centro de discussões ambientais e de desconcentração das ações do estado, encurtando o caminho entre a comunidade e a gestão da APA", revelou o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, na cerimônia de inauguração.

A APA já vem desenvolvendo ações na região, especialmente de Educação Ambiental com alunos das redes estadual e municipal de ensino. Também foi realizado o cadastramento de propriedades rurais para entrega do Kit Muda (mudas para a recuperação ambiental das propriedades particulares localizadas na área da APA) e a criação de áreas voltadas para a produção de madeira utilizada como combustível (lenha para fornos), além do plantio de árvores visando recuperação de quatro hectares de mata ciliar na região.

UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Ouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.