Ação Ambiental movimenta o entorno do Parque do Rola Moça

IEF - www.ief.mg.gov.br - 28/08/2009
A Organização Não Governamental (ONG) Zeladoria do Planeta, com o apoio do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove neste domingo (30) a atividade Ação Ambiental. O evento começa a partir das 10h na Rua Solidariedade, situada no entorno do parque, na região do Barreiro. A Unidade de Conservação (UC) colabora no evento com suporte de logística, mudas de espécies nativas e informações ambientais.

Dentro da programação se encontra atividades como rua de lazer, distribuição de mudas e sorteio para as crianças. De acordo com o gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Edmar Monteiro, haverá também o plantio voluntário de espécies de árvores em uma área vizinha à UC. O Parque terá um estande no evento onde informações sobre a biodiversidade da Unidade estarão disponíveis aos participantes.

"A importância de eventos como esse está na conscientização da população" ressalta Monteiro. O Ação Ambiental proporciona para a população formas diferentes e atrativas de ensinar a comunidade a preservar o meio ambiente. A educação ambiental é uma maneira eficaz de se conscientizar e a aprendizagem se torna efetiva quando realizada em contato com a natureza.

A ONG Zeladoria do Planeta há muito colabora com as ações do Parque. "Parcerias como essa são muito importantes para difundir a preservação. O parque se encontra em quatro municípios diferentes e ter parceiros nos ajuda a alcançar todas as comunidades do entorno com ações de educação ambiental", afirma o gerente.

Entre os apoiadores do evento estão o IEF, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Serviço Social do Comércio (Sesc) Minas Gerais e o Sindicato da Industria Mineral do estado de Minas Gerais (SindiExtra).

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e constitui uma das principais áreas verdes da Região Metropolitana da capital mineira, com 3.941,09 hectares de matas preservadas. É uma das mais importantes áreas verdes do Estado. É o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Juntamente com as Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos, o Parque é uma das principais unidades de conservação Área de Preservação Ambiental (APA) Sul da RMBH. A área está inserida ainda na Serra do Espinhaço, declarada Reserva Mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sul RMBH
  • UC Serra do Rola Moça
  • UC Fechos
  • UC Cercadinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.