Rebio em Pernambuco define conselho gestor

www.icmbio.gov.br - 15/06/2009
A definição do conselho gestor da Reserva Biológica (Rebio) Serra Negra ocorreu durante oficina, no final do mês passado, no auditório da Pousada Vale do Moxotó, em Ibimirim, Pernambuco (PE), com a participação dos diversos atores envolvidos no processo de mobilização.

Na oficina foram realizadas palestras sobre a Unidade de Conservação e seu Plano de Manejo, com apresentação sobre a importância, os princípios e diretrizes de um conselho gestor. Após as palestras, foi encaminhada a discussão sobre o formato do conselho e o número de integrantes por segmento.

A proposta aprovada pela plenária para a composição do número de assentos no Conselho foi de sete representações titulares e sete suplentes para cada um dos três segmentos identificados. Em seguida teve início a eleição das entidades que assumiriam a titularidade e suplência, por segmento, com a divisão da assembléia em três grupos - setor Governamental, sociedade civil e povos e entidades que apóiam às questões indígenas.

Este último segmento conquistou mais uma vaga para a etnia Kambiwá e outra para a etnia Pipipã, por terem sido considerados os grupos de maior vulnerabilidade social, mantendo a paridade entre os citados segmentos.

O conselho gestor da Reserva Biológica de Serra Negra ficou com a formação do segmentos governamental - instituições municipais, estaduais e federais que apresentam interface com a questão ambiental -, sociedade civil - colegiados e ONGs que apresentam interface com a Rebio Serra Negra - e povos e entidades de apoio às questões indígenas - etnias e entidades da sociedade civil que apóiam as questões indígenas.

A equipe foi composta por técnicos do ICMBio e Ibama, que fizeram a condução da oficina, mediação de conflitos, sistematização e apresentação do desenho final do conselho como produto da oficina, para aprovação de todos os presentes.

Ao final, ficou definido que no dia 8 de julho será realizada a primeira reunião dos representantes eleitos, mesmo que a portaria de criação do conselho gestor não seja publicada até essa data, como forma de motivar o grupo na construção coletiva do regimento interno do Conselho.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Negra (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.