Esec de Tamoios prepara exposição sobre mosaico da Serra da Bocaina para celebrar a Semana do Meio Ambiente

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 05/05/2009
A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, no Estado do Rio, realiza, durante a Semana do Meio Ambiente, de 1o a 5 de junho, uma exposição sobre o mosaico de unidades de conservação da Serra da Bocaina. A exposição será montada no Espaço Eletronuclear, em Angra do Reis (RJ).

Mosaico é um modelo de gestão, previsto na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que reúne unidades concentradas em determinadas áreas. Integram o mosaico da Serra da Bocaina as seguintes unidades: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Estação Ecológica de Tamoios, Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (todas federais e no Estado do Rio), Área de Proteção Ambiental de Tamoios, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, Parque Estadual Marinho do Aventureiro (todas no Rio e estaduais), Área de Proteção Ambiental Baia de Paraty, Paraty-Mirim e Saco do Mamanguá (no Rio e municipais), Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual Ilha Anchieta, Estação Ecológica de Bananal (todas em São Paulo e estaduais).

A proposta da exposição é que seja itinerante, rodando os municípios e unidades de conservação que puderem recebê-la. Depois de Angra, deverá ser montada na Casa de Cultura em Paraty. Em seguida, poderá ir para a Ilha Grande (RJ), que tem um bom espaço também onde funciona a sede do Parque Estadual da Ilha Grande. O roteiro itinerante deverá incluir também as unidades de São Paulo, que também integram o mosaico.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas