Tapaculo-de-colarinho

O Eco - www.oeco.org.br - 05/07/2008
O Tapaculo-de-colarinho (Melanopareia torquata) é uma ave endêmica do Cerrado, encontrada no sul do Pará, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, de São Paulo à Bolívia e extremo nordeste do Paraguai. Essa espécie está na categoria "em perigo", na lista dos animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo. Habita os campos cerrados, com maior população nos cerrados ralos, savanas ricas em cupinzeiros e campos sujos.

As imagens foram realizadas na Estação Ecológica de Itirapina, localizada a 230 km de São Paulo, onde foram encontrados dois ninhos de Tapaculo-de-colarinho documentados até os filhotes abandonarem o ninho. Nessas áreas, o Tapaculo-de-colarinho, assim como muitas espécies de sub-bosque desaparecem devido à relativa sensibilidade às alterações do habitat.

Para captação das imagens, eu demorei semanas, submetido a chuvas, insetos e condições desfavoráveis. Utilizei técnicas e equipamentos diversos (telemetria, GPS, playback e lentes de grande alcance), além de esconderijos, já que é uma ave pequena e de difícil aparição. Mas todo esforço é recompensado pelas imagens inéditas desta espécie.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itirapina (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.