Incra/MA financia construção de 103 casas na Reserva Extrativista do Quilombo do Frechal

INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - 12/03/2008
Domingo, dia 9 de março de 2008. Moradores da Comunidade Deserto, situada na Reserva Extrativista do Quilombo Frechal, reuniram-se no salão de festas do povoado para comemorar o recebimento de 103 casas, construídas através de financiamento assegurado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (Incra/MA).

Criada em 1992, a reserva fica no município de Mirinzal, a 450 quilômetros de São Luís. Possui uma área de 9.542 hectares, englobando três comunidades quilombolas: Frechal, Deserto e Rumo.

No começo da manhã de domingo, o local da festa foi preparado cuidadosamente em um trabalho coletivo que envolveu crianças, jovens e adultos. À tarde, as lideranças de comunidades vizinhas começaram a chegar, sendo recebidas pela presidente da Associação Comunitária, Deusenir de Fátima.

"Hoje é um dia feliz não apenas para os moradores desta comunidade, mas para todas as famílias que vivem na área desta Reserva Extrativista. Estamos recebendo com entusiasmo lideranças de Frechal e de Rumo, que são nossos parceiros na luta por dias melhores", afirmou.

Chaves entregues

A entrega simbólica das casas foi realizada por Ivan Guimarães, chefe do Setor de Regularização dos Territórios Quilombolas, que compareceu ao evento representando o superintendente regional do Incra/MA, Benedito Terceiro. Antes de entregar as chaves da casa à representante de todos os beneficiários, Benedita Pereira, 67 anos, ele lembrou ter participado da vistoria da área, solicitada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a tramitação do processo que resultou na criação da reserva.

"Fico feliz em participar deste momento. É motivo de alegria ver que mais de 15 anos após participar dos trabalhos desenvolvidos para a desapropriação desta área e transformação da mesma em Reserva Extrativista, compartilho com vocês um momento tão importante", ressaltou.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Quilombo Frechal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.