Velho Chico ganha mais respeito e proteção da comunidade

Página 20 - 05/06/2005
Escorrendo por um trecho de cem quilômetros, as águas do igarapé São Francisco passam por uma área habitada por 259 mil pessoas nos municípios de Rio Branco e Bujari.

Lixo e entulho doméstico e industrial jogados às suas margens, que também sofrem com a derrubada da mata ciliar e os esgotos que poluem suas águas, são alguns dos desafios para a preservação deste que é um dos poucos mananciais de água capaz de ajudar no abastecimento da capital.

A criação da área de Proteção Ambiental (APA) do igarapé São Francisco cria mecanismos para a proteção permanente dos 30 mil hectares que se estendem ao longo de suas margens. Sua área de influência atinge 17 bairros de Rio Branco, onde vivem 253.059 pessoas e mais 5.826 no Bujari.

Levantamentos preliminares identificaram ali 29 espécies de mamíferos (cinco delas ameaçadas de extinção), 150 de pássaros e aves e 26 de anfíbios.

"A partir da criação da APA, estabeleceremos critérios de uso da área, sobretudo para evitar a instalação de empreendimentos que venham causar impactos negativos ao meio ambiente. Outra vantagem é a de que as famílias permanecerão vivendo ali como proprietárias de suas terras, poderão usá-las para gerar ocupação e renda nas áreas do ecoturismo, restaurantes, pousadas, acampamentos e o que mais lhes convier", explica Magaly Medeiros, gerente de zoneamento ecológico e econômico do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapé São Francisco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.