Graciosa Minas Gerais

http://www.estradareal.org.br - 26/04/2007
O decreto que autoriza a criação do Parque Estadual Caminhos dos Gerais, cuja área fica nos municípios de Espinosa, Mamonas e Monte Azul, e do Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro foi assinado em março. Com esses novos dois parques, o Estado passa a ter 29 unidades de conservação da categoria, que somam cerca de 400 mil hectares de áreas protegidas. Proteger essas áreas é proteger a vida de comunidades que dependem diretamente ou indiretamente dos recursos naturais disponíveis.

O Parque Estadual Caminho das Gerais é o maior de Minas Gerais com cerca de 56,3 mil hectares. A unidade está localizada nos municípios de Espinosa, Gameleiras, Mamonas e Monte Azul, uma das regiões mineiras mais áridas do Estado. O objetivo principal da criação do parque não foi somente preservar a biodiversidade regional, mas também as nascentes que garantem o abastecimento de água para as diversas comunidades locais.

Já o Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado na região da Serra do Espinhaço, nos distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro. O parque tem área de 13,5 mil hectares e abriga 14 microbacias que conservam suas características originais de pureza e qualidade e abastecem diversas comunidades.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caminho dos Gerais
  • UC Serra do Intendente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.