Morre Hary Lindner, ambientalista e empresário do ramo de madeira de Joinville

ND+ - https://ndmais.com.br/ - 26/09/2021
Com o objetivo de garantir a qualidade da água de Joinville, Hary Lindner transformou parte do seu terreno em uma área de preservação

O empreendedor e ambientalista Hary Lindner morreu na manhã deste sábado (25) aos 94 anos, em Joinville. Ele estava internado no Hospital da Unimed por conta de uma pneumonia.

Dentro da sua trajetória, está a criação da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Caetzal, uma das primeiras áreas privadas de preservação do país.

Lindner é natural de Rio Negrinho, município do Planalto Norte de Santa Catarina. Ele veio para Joinville aos 14 anos de idade. "Ele chegou na cidade apenas com uma bicicleta e um radinho", conta o filho Paulo Tajes Lindner. O então jovem passou a trabalhar com a marcenaria, profissão que o acompanhou pelo resto da vida

Aos 18 anos, virou mestre da fábrica na antiga empresa Cimo, desenhando os móveis construídos nas três unidades distribuídas pelo Estado. Com a experiência abriu a própria fábrica em 1951, voltada para a construção de revestimentos com tacos - o que o rendeu o apelido de "Taco". Por conta disso, a fábrica foi batizada de Tacolindner, localizada na BR-101.

Pioneiro na sustentabilidade
Em uma época quando ainda não falava em preservação, Lindner começou a adquiriu em 1967 terrenos de floresta a preços baixos. Uma delas virou a Caetzal, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que conta com mais de 4 mil hectares, localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra Dona Francisca, a 30km do Centro.

"Em 1977, ele viu a importância da área para o abastecimento da cidade e pediu ao governo que a reconhecesse como recurso particular de animais nativos, o que ocorreu dois anos depois", afirma o filho. É um dos primeiros terrenos particulares protegidos no país. Ela foi reclassificada como RPPN em 2001, pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

"Ele abriu mão do lucro pensando na coletividade e a importância para a água de Joinville. A água de Joinville é excelente graças ao pioneirismo dele. Quando criança, eu via meu pai abraçando e beijando as árvores e o achava maluco. Hoje eu faço isso", conta o filho, orgulhoso.

Hary é sepultado na manhã deste domingo (26), a partir das 10h. A cerimônia ocorre na Capela Mortuária Borba Gato. Ele deixa quatro filhos e oito netos.

https://ndmais.com.br/meio-ambiente/morre-harry-lindner-ambientalista-e-empresario-do-ramo-de-moveis-de-joinville/


UC:RPPN

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caetezal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.