Queimadas atingem unidade de conservação em Mato Grosso

Estação Vida-Cuiabá-MT - 12/06/2003
A Estação Ecológica do Rio Ronuro, unidade de conservação estadual, localizada no município de Nova Ubiratã, no Mato Grosso, já está sendo atingida pelas queimadas provocadas pela atividade agrícola. Segundo dados de monitoramento de focos de queimada da Fundação Estadual de Meio Ambiente [Fema], no dia de ontem [11], foram detectados 241 focos de calor, a maioria localizados em torno da EE. Na segunda-feira passada foram 143 focos e 82 na terça-feira.

Somente as equipes do Ibama estão a campo fiscalizando queimadas em todo o estado. O Departamento de Fiscalização do Instituto está com um helicóptero de Brasília checando a área mas já foi identificado que duas grandes fazendas - Santa Tereza I e II, do grupo Fazenda Reunidas está desmatando e queimando uma área muito grande, mas com aceiro e aparentemente controlado. Tanto o desmatamento quanto as queimadas são autorizados pelo Ibama. Mas em função da grande extensão da área e do vento, segundo os fiscais, pode ser que o fogo tenha atingido a unidade de conservação.

A Unidade de Conservação tem 131.795 hectares e seu bioma característico é de floresta amazônica. A região é importante divisor natural de águas das bacias hidrográficas Paraguai-Paraná e Amazônica, onde também estão localizadas as principais cabeceiras dos afluentes do rio Ronuro. Outro fator importante da área é a presença de espécies da fauna pouco conhecidas, raras, ameaçadas de extinção e endêmicas, como por exemplo: as catitas [marmosa spp] e saiuás [Proechimys spp]. Técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Fema informaram que o órgão só poderá saber mais detalhes e punir possíveis infratores depois que as equipes de fiscalização saírem a campo. A Fema está aguardando recursos federais.

O Ministério do Meio Ambiente está preocupado com o período de seca na floresta amazônica. Por isso, o secretário-executivo do MMA, Cláudio Langone, anunciou nesta semana que serão tomadas medidas para impedir queimadas e desmatamentos na região conhecida como 'arco do desmatamento', uma área da floresta que abrange 50 municípios. "Nosso foco, no momento, é a Amazônia, por haver uma situação emergencial. Devido aos efeitos do El Niño, nossa ação é prioritária", disse Langone.

Entre as medidas estudadas, está a restrição de linhas de crédito do Banco da Amazônia para produtores que praticarem as queimadas e o desmatamento, e ainda uma alteração no plano de ocupação de assentamentos rurais da região. O MMA anunciou que os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, também devem ser contemplados com algumas medidas, já que há previsão de forte seca nesta região para o segundo semestre.
(Josana Salles-Estação Vida-Cuiabá-MT-12/06/03)
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Ronuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.