Estação meteorológica no Parque Tainhas terá dados para pesquisadores e comunidade

https://estado.rs.gov.br/ - 29/02/2020
O Parque Estadual do Tainhas, em São Francisco de Paula, agora conta com uma Estação Meteorológica Automática. O equipamento coletará dados como temperatura, pluviometria - distribuição da chuva -, direção e velocidade dos ventos na área do parque.

A estação foi instalada pelo projeto Rede de Sítios de Pesquisa Ecológica de Longa Duração nos Campos dos Biomas Pampa e Mata Atlântica (Peld Campos Sulinos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O Peld já realiza estudos no local desde 2010, estruturando as comunidades biológicas dos ecossistemas, entendendo como respondem ao manejo pastoril e à dinâmica climática. Com a nova estação, em funcionamento desde o dia 21 de fevereiro de 2020, será possível compreender melhor o ambiente e planejar ações de proteção da biodiversidade e conservação da pecuária em campo nativo.

De acordo com a gestora do parque, Ketulyn Füster, antes não havia uma estação meteorológica na região e, com os dados obtidos, as pesquisas se tornarão cada vez mais precisas.

A informações coletadas serão enviadas para a equipe da Ufrgs, que realizará a análise no Campus do Vale, em Porto Alegre.

Interessados podem solicitar os dados pelo e-mail petainhas@sema.rs.gov.br ou entrar em contato com a universidade no endereço campossulinos@ufrgs.br.

O Tainhas é uma das Unidades de Conservação do Estado administradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O projeto Peld Campos Sulinos é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A estação foi adquirida por R$ 10 mil com recursos do CNPq.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

https://www.estado.rs.gov.br/estacao-meteorologica-no-parque-tainhas-tera-dados-para-pesquisadores-e-comunidade
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tainhas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.