Incêndio no Parque Nacional de Itabaiana está parcialmente controlado

G1 - http://g1.globo.com/ - 26/02/2019
Incêndio no Parque Nacional de Itabaiana está parcialmente controlado
26/02/2019 18h09

Por G1 SE

Três focos ainda preocupam brigadistas. Mais de 2 mil hectares já foram devastados.

O incêndio no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, no Agreste de Sergipe (SE), foi parcialmente controlado nesta terça-feira (26). O incêndio começou na manhã do sábado (23) e já devastou mais de 2 mil hectares.

Porém, de acordo com o chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marleno Costa, três focos ainda preocupam. "Três focos no topo da serra estão sendo bem difíceis de controlar. Estamos aguardando para saber como vai se comportar", disse ele.

Além dos brigadistas da unidade de conservação, outros 16 brigadistas de Alagoas, Bahia e Pernambuco foram convocados e trabalham no combate às chamas.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas existe uma suspeita que tenha começado em uma roça. Esse mesmo trecho da serra já sofreu outro incêndio há cerca de 15 anos.

Área de Conservação
O Parque Nacional da Serra de Itabaiana possui uma área de 8.024,79 hectares de mata atlântica e a criação ocorreu da área de proteção ocorreu em 15 de julho de 2005 e está localizado nos municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D'ajuda e Campo do Brito, no estado de Sergipe. No local, existem espécies ameaçadas e protegida como o Lagartinho-de-abaeté (Cnemidophorus abaetensis).

O Parque Nacional de Serra de Itabaiana é uma das 320 Unidades de Conservação (UC) federais administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É uma área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Caatinga. A UC reserva uma enorme quantidade de recursos hídricos de significativa importância para o abastecimento público das comunidades do entorno, bem como da capital.

O Parque apresenta significativa variedade florística, composta de mata, orquídeas, bromélias, cactos e arbustos, e destaca-se como um dos locais mais ricos de Sergipe em recursos naturais.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2019/02/26/incendio-no-parque-nacional-de-itabaiana-esta-parcialmente-controlado.ghtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Itabaiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.