Unicentro vai realizar estudo socioambiental da Bacia do Rio das Pedras

Central Cultura de Comunicação - - 21/02/2019
Unicentro vai realizar estudo socioambiental da Bacia do Rio das Pedras
21/02/2019

Rio das Pedras é a principal fonte de abastecimento de Guarapuava. Estudo vai permitir ações e políticas públicas de preservação na área.

Um estudo inédito vai diagnosticar diferentes aspectos sociais e ambientais da região no entorno do Rio das Pedras, principal fonte de abastecimento de água da cidade de Guarapuava. Contratado pela Secretaria Municipal, com apoio do Conselho de Meio Ambiente, o estudo técnico vai permitir o planejamento de ações e políticas públicas de preservação na área. O custo será de R$ 249 mil, pago com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Uma ordem de serviço para início do estudo será assinada hoje (21), às 19 horas, no Auditório do PDE, campus Cedeteg, da Unicentro.

A bacia hidrográfica do Rio das Pedras tem uma área estimada de 332 km², aproximadamente 6 mil vezes o tamanho da Lagoa das Lágrimas, de Guarapuava. É Cerca de 10% de todo o território da cidade de Guarapuava e a maior bacia do município (as demais ultrapassam os limites). A maior parte da Bacia do Rio das Pedras está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, onde estão suas principais nascentes. Na parte Oeste faz limite com o perímetro urbano de Guarapuava.

O Rio das Pedras é um dos principais formadores do rio Jordão, que por sua vez é um dos maiores afluentes da margem direita do Rio Iguaçu.

Unicentro

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foi contratada para realizar o estudo técnico referente ao Diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras. O valor do contrato é de R$ 249 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a sua utilização foi autorizada pelo Conselho Municipal dessa área, que gere o fundo.

http://www.centralcultura.com.br/unicentro-vai-realizar-estudo-socioambiental-da-bacia-do-rio-das-pedras#
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Esperança
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.