Nova espécie de rã é encontrada graças a canto registrado há 50 anos na Lagoa da Pampulha, em BH

G1 - https://g1.globo.com - 17/12/2018
Nova espécie de rã é encontrada graças a canto registrado há 50 anos na Lagoa da Pampulha, em BH
17/12/2018 17h47

Por Thais Pimentel, G1 Minas - Belo Horizonte

A gravação foi feita nos anos 60, mas só agora pesquisadores conseguiram catalogar o animal. A rã tem menos de 1 cm de comprimento.

Após montar acampamento no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, e decidir dar uma volta à noite perto de uma lagoa, o pesquisador Felipe Andrade encontrou a criatura que ele mais procurava, a Pseudopaludicola matuta. Trata-se de uma rã de 1 cm de comprimento que nunca havia sido catalogada antes.

"Eu sabia que a espécie 'irmã' dela existia na Serra do Cipó. Mas ela é encontrada em pontos altos do parque. Já a matuta estava no sopé da serra. Foi uma surpresa", contou ele que publicou a descoberta na revista especializada European Journal of Taxonomy. Além da Serra do Cipó, a nova espécie também foi encontrada em Curvelo, na Região Central de Minas Gerais.

O canto da rã havia sido registrado na década de 60 na Orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, pelo pesquisador Werner Bokermann. As notas rápidas e vigorosas que caracterizam esta espécie estão na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard da Unicamp, em Campinas, no interior de São Paulo. Por muitos anos, pensava-se que o som era da Pseudopaludicola mineira, que já havia sido catalogada.

Ouça a espécie que antes pensava-se ser a Pseudopaludicola mineira, mas trata-se da Pseudopaludicola matuta

Hoje, por causa da urbanização e da poluição, não é mais possível encontrar a rãzinha matuta na capital mineira. "O que chamou a nossa atenção foi a velocidade das notas. O canto é muito rápido. Enquanto a espécie irmã, a Pseudopaludicola mineira, tem um canto um pouco mais lento, a matuta é bem mais acelerada", disse Felipe, aluno de doutorado da Unicamp.

O pesquisador se tornou "caçador de sapos" desde a graduação. De lá para cá, ele já catalogou a Pseudopaludicola facureae, a Pseudopaludicola jaredi e a Pseudopaludicola florencei. "Tem ainda mais um artigo para sair em 2019 (risos)", contou ele.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/12/17/nova-especie-de-ra-e-encontrada-gracas-a-canto-registrado-ha-50-anos-na-lagoa-da-pampulha-em-bh.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.