Parna do Monte Pascoal recebe visita de campo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/11/2018
Parna do Monte Pascoal recebe visita de campo
Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 11h06

Participantes tiveram a oportunidade de visitar a unidade para praticar coleta de sementes, além de discutirem assuntos sobre a importância das UC's.

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (BA) foi a Unidade de Conservação (UC) escolhida para atividade em campo do II Encontro Nacional do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro. Em parceria com o ICMBio, no dia 7 de outubro, participantes do evento tiveram a oportunidade de visitar a unidade para praticar coleta de sementes, além de discutirem assuntos sobre a importância das UC's.

O dia de campo reuniu, em média, 120 participantes de 23 estados brasileiros, incluindo servidores da secretária do Meio Ambiente estaduais, instituições internacionais, ministério público, além da equipe do parque. Todos tiveram a oportunidade de vivenciar os desafios e potencialidades da conservação e restauração/recuperação da vegetação nativa da unidade e entorno. Aconteceu também, uma apresentação geral sobre o Parque, com visita ao viveiro de produção de mudas de espécies nativas - Núcleo Araticum - da Aldeia Boca da Mata e com a prática de coleta de sementes - Núcleo Macanaíba - da Aldeia Pé do Monte, ambos inseridos no Programa Arboretum.

"O apoio a programas, como o Arboretum, que preveem suporte e apoio técnico às restaurações florestais e que conecte as interfaces social de conservação e uso sustentável, são muito pertinentes para o território em que está inserido o Parque do Monte Pascoal. O projeto, além de contribuir com a conservação de vegetação nativa, formação de corredores ecológicos e com vários outros benefícios ambientais, apresenta-se também como uma alternativa de renda para as comunidades indígenas. Vale ressaltar que tais grupos inseridos em atividades produtivas, saem de atividades ilegais como a extração da madeira do Parque", declara Cássia Saretta, chefe do Parna do Monte Pascoal.

Durante os momentos de conversas e discussões, foi ressaltado a importância da gestão das UC's olharem para além das fronteiras dos Parques e buscarem uma direção que envolva cada vez mais o território. Além disso, houve um diálogo para mencionar a base de dados do Serviço Florestal que permite analisar a regularidade ambiental das propriedades do entorno das unidades. Essa "Big data" permite, por exemplo, que se crie condições de fomentar elos entre produtores de mudas, das comunidades do entorno do Parque, e proprietários que possuem déficit de vegetação nativa e que precisam se regularizar.

SOBRE O ENCONTRO

O Encontro Nacional do Sicar é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro e tem por objetivos discutir as bases para a implantação dos Programas de Regularização Ambiental com os órgãos e instituições estaduais e distritais gestores do Cadastro Ambiental Rural, além de promover o intercâmbio de informações entre os técnicos, mapear e diagnosticar a implantação dos programas pelos estados e Distrito Federal e avaliar desafios e oportunidades.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10072-parna-do-monte-pascoal-recebe-visita-de-campo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Monte Pascoal (Parque Nacional e Histórico)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.