Serra dos Reis preserva a biodiversidade de RO

Estadão do Norte-Porto Velho-RO - 21/10/2002
O Parque Estadual Serra dos Reis, no sudoeste de Rondônia, já é considerado uma dos mais importantes unidades de conservação da biodiversidade de todo o Norte brasileiro, representando um fator preponderante para o desenvolvimento do ecoturismo e educação ambiental. Trata-se de uma iniciativa pioneira em âmbito nacional, implementada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
Na verdade, são programas de gestão compartilhada, implantados pelo Governo de Rondônia, em áreas destinadas à conservação da flora e da fauna, bem como de atividades de pesquisa científica, educação ambiental, lazer e turismo ecológico. É um protótipo ambientalista que pode servir de modelo para toda a Amazônia Ocidental.
Segundo o engenheiro agrônomo Emerson A. de Oliveira, o projeto está sendo executado pela STCP Engenharia de Projetos Ltda., empresa contratada pelo Governo de Rondônia, em outubro de 2001, através de concorrência pública, para a viabilidade da co-gestão do Parque Estadual Serra dos Reis, localizado entre os municípios de Costa Marques e São Francisco, no grande Vale do Guaporé.
Como explica Emerson, em nove meses de trabalho a STCP Engenharia de Projeto Ltda. implantou um conselho consultivo com representantes das comunidades locais; trabalhou na criação de um plano de sustentabilidade econômica; implantou um sistema integrado de segurança e consolidou a infra-estrutura do Parque, viabilizando a recepção de visitantes, turistas, estudantes e público em geral, "interessados em um maior contato com a natureza, em seu estado mais puro".
De acordo com o agrônomo, o Parque conta hoje com uma estrutura para o recebimento de até 80 pessoas por dia, com possibilidade de pernoite para até 30 pessoas - as quais poderão realizar caminhadas em trilhas na floresta, apreciar a flora e a fauna amazônicas, conhecer alguns rios, igarapés e antigas colocações de seringueiros, além de banhar-se em quedas d'água naturais.
"Todas as atividades são acompanhadas por guias locais, contratados e capacitados pela STCP, os quais também exercem a função de guardas-parque". Algumas melhorias ainda se fazem necessárias para assegurar a conservação da área - e para incrementar o turismo, o lazer e as atividades de pesquisa no Parque, como: aquisição de equipamentos para o combate a incêndios, a construção de novas guaritas para a fiscalização e a implantação de um centro de visitantes.
(-Estadão do Norte-Porto Velho-RO-21/10/02)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Reis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.