Jovens guiam trilhas ecológicas em área de proteção ambiental

G1 - https://g1.globo.com - 04/10/2018
Jovens guiam trilhas ecológicas em área de proteção ambiental
04/10/2018 08h39

Por Sistema Fecomércio

4 de outubro é o Dia da Natureza. No Sesc, o Projeto Aflorar leva educação ambiental aos jovens e os qualifica para serem novos agentes de preservação.

Ao longo de um ano, trinta estudantes de escolas públicas de Eusébio juntaram-se ao Projeto Aflorar do Sesc e colaboraram com mapeamento botânico na Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. Agora estes novos educadores ambientais estão se preparando para ensinar o que aprenderam aos visitantes da trilha ecológicas. A partir de novembro, ele se tornam os novos guias da APA.

A missão do Projeto Aflorar é a reconexão entre as pessoas e a natureza e, para estes estudantes das comunidades de Cararu e Mangabeira, a mudança veio com mais conhecimento sobre ecossistema do estuário do Rio Pacoti e valorização da biodiversidade nativa.

O resultado deste trabalho de preservação ambiental do Sesc e do Sistema Fecomércio é que 46 espécies de plantas de mangue e de floresta de tabuleiro estão agora identificadas com placas de mapeamento botânico.

Nas aulas de campo, o ambientalista Leonardo Jales Leitão, representante do movimento Pró-Árvore, mostrou às crianças e adolescentes os tipos de árvores e arbustos que existem no manguezal, que se estende por 158 hectares junto às margens do Rio Pacoti.

Entre elas há o mangue-branco (Laguncularia racemos) e o mangue-de-botão (Conocarpus erectus). Há também espécies vegetais das florestas de tabuleiro do Ceará, como o Coaçu (Coccoloba latifolia), a Imburana (Amburana cearensis) e o Chichá (Sterculia striata). Essas e outras espécies estão agora catalogadas na trilha ecológica abertas à visitação.

As trilhas ecológicas estão localizadas no Centro de Estudos Ambientais Costeiros da UFC (CEAC), uma estação de pesquisas da universidade, ligada ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC). Em breve, estes jovens de 12 a 18 anos receberão semanalmente grupos de diversos projetos do Sesc para esta aula de campo sobre estes ecossistemas. As trilhas ocorrerão em parceria entre o Sesc, responsável pelo projeto Aflorar, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, gestora da Apa do Rio Pacoti, e o Labomar, que administra o CEAC.


Conheça o projeto
O Projeto Aflorar é realizado pela atividade Desenvolvimento Comunitário do Sesc desde de 2015. No ano passado, foi escolhido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como uma 10 das melhores iniciativas de educação ambiental em áreas protegidas.

Em 2016, atuaram em Fortaleza na Floresta do Curió, classificada como Área de Relevante Interesse Ecológico. Os educadores do Sesc realizaram visitas à floresta, identificação arbórea, plantio de espécies nativas e criação de um viveiro de mudas florestais na escola Liceu da Messejana.

Ao final, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) mostrou que esta parceria entre o Sesc, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente o Instituto Natureza Viva mudou a percepção dos moradores sobre a Floresta do Curió.

Conheça mais sobre o projeto

https://youtu.be/rbJc7toytG8

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/sistema-fecomercio/radar-do-comercio/noticia/2018/10/04/jovens-guiam-trilhas-ecologicas-em-area-de-protecao-ambiental.ghtml
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Pacoti (APA)
  • UC Sitio Curio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.