Resex de Corumbau celebra 18 anos de criação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/09/2018
Resex de Corumbau celebra 18 anos de criação
25 de Setembro de 2018, 15h19

Foram organizadas diversas atividades para comemorar a data.

A Reserva Extrativista (Resex) Marinha do Corumbau, localizada no extremo sul do estado da Bahia, completou 18 anos de criação no último dia 21 de setembro. Para celebrar a data, foi realizada uma limpeza na praia pela comunidade Corumbau, envolvendo jovens das localidades de Cumuruxatiba, Bugigão e Corumbau. Nesta atividade, foi debatida a problemática do lixo, o qual foi separado, pesado e parte dele foi destinado adequadamente.

De acordo com Flávia Rossi de Morais, analista ambiental e chefe-substituta da Resex Corumbau, que acompanhou os jovens na coordenação da atividade, a limpeza na praia foi uma ação que promoveu a discussão sobre o lixo e os materiais recicláveis. "Trabalhar a educação ambiental com os jovens é fundamental para que as comunidades sejam motivadas à gestão adequada do lixo", ressalta.

As comemorações também envolveram atividades de integração com as comunidades. No dia 22, a manhã começou com uma oração indígena Pataxó. Na sequência, foram realizadas competições, que contaram com a participação de representantes de todas as comunidades das Resex Caraíva, Xandó, Barra Velha, Bugigão, Corumbau, Veleiro, Imbassuaba e Cumuruxatiba. As competições foram corrida de caiaque a remo no mar, lançamento de tarrafa, catagem de camarão, estrova de anzol (colocação correta do anzol na linha). Edimilson, da comunidade Imbassuaba, avaliou que o importante não é ganhar. "Mas é competir e mostrar como trabalhamos para motivar nossos filhos". Em seguida, aconteceu a apresentação do grupo de percussão Imbassuarte, formado por jovens e crianças da comunidade Imbassuaba, seguido pelo grupo Corumbau Batuque.

Também foi organizado um almoço coletivo à sombra de uma amendoeira em frente ao mar, na comunidade Corumbau, com pratos típicos como moqueca de peixe, camarão frito, peixe assado. "Partilhar o alimento e trabalharmos juntos mostra que somos a família Resex", comentou com alegria Mariza Deocleciano, extrativista da comunidade Corumbau, que coordenou toda a preparação dos alimentos.
posse das mulheres
À tarde, as mulheres da comunidade Corumbau tomaram posse no "Iracema Coletivo de Mulheres de Corumbau", que será presidido pela comunitária Jaqueline, vinculado ao Conselho da Mulher do município de Prado. "Trabalhamos pela autonomia das mulheres", afirmou Priscila Santos, Coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres de Prado, presente na posse.

Em seguida, ocorreu uma roda de mulheres, que debateu a proposta de realizar um Encontro de Mulheres da Resex Corumbau, no mês de novembro. A roda contou com a participação do músico regional Lica, que é nativo da comunidade Cumuruxatiba. O Grupo de Jovens da Resex Corumbau criou a ciranda: "Vou fazer uma pescaria, e vou convidar você; só quem é da Resex Corumbau pode vir pescar aqui...". Para Jaqueline Sicupira, consultora da Cadeia Produtiva da Pesca, "a cantiga é uma demonstração da compreensão dos jovens da política pública, da Resex como importante na garantia do território extrativista". Os eventos contaram com a parceria do projeto GEF-MAR, e receberam doações das ONGs: Instituto Baleia Jubarte, Conservação Internacional e da Humana Povo para Povo.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9987-resex-de-corumbau-celebra-18-anos-de-criacao
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Corumbau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.