Paraty está próximo de se tornar Patrimônio Mundial

Diário do Turismo - https://diariodoturismo.com.br - 17/09/2018
Paraty está próximo de se tornar Patrimônio Mundial
17, setembro de 2018

Das agências com edição do DT

A candidatura do primeiro sítio misto brasileiro a Patrimônio Mundial defende a riqueza cultural e natural de Paraty e Angra dos Reis. Entre os dias 10 a 16 de setembro, especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), órgãos assessores da Unesco, estiveram em missão no Brasil para avaliar o reconhecimento mundial do sítio.

A candidatura Paraty: Cultura e Biodiversidade trata de um território de 130 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de preservação ambiental. Com áreas cobertas de vegetação primária, estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Se aprovado, esse sítio misto terá o reconhecimento como um patrimônio cultural e natural.

De 1.092 bens inscritos da Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistos. A expectativa é que este local receba o título na próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial. Evento acontecerá de 30 de junho a 10 de julho de 2019, em Baku, no Azerbaijão.

A candidatura é fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeituras Municipais de Paraty e de Angra dos Reis.

Patrimônio Cultural e Natural
Ao longo de uma semana, a missão de avaliação percorreu um extenso percurso. Sobrevoaram o Parque Nacional da Serra da Bocaina, caminharam por um trecho do Caminho do Ouro, onde há vestígios preservados desse patrimônio arqueológico, remanescente dos antigos caminhos criados para o interior do país. No centro histórico de Paraty, conheceram exposições de materiais litúrgicos no Museu de Arte Sacra, a Casa de Cultura, exposição de aves raras no SESC e comidas típicas do município que leva o título de Cidade Criativa da Gastronomia.

Nos parques, realizaram observação de pássaros, logo pela manhã. Na Aldeia de Paraty-Mirim, viram uma apresentação de jongo. O turismo de base comunitária do Quilombo do Campinho revelou a interação entre cultura e meio ambiente. Por meio da recuperação da mata atlântica com técnicas de agro florestamento. Na Fazenda Bananal, conheceram a produção agrícola em meio a uma agro floresta.

Em um passeio na Juatinga tiveram a oportunidade de conhecer o recortado litoral. O local possui cerca de 50 comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas. Após um sobrevoo de helicóptero pela área ambiental da Ilha Grande, desembarcaram em Angra dos Reis.

Etapas da candidatura
O processo de construção de candidatura começa com a preparação técnica do dossiê, entregue à Unesco em janeiro de 2018. Após a avaliação de especialistas do Icomos e IUCN, esses organismos farão um relatório final que subsidiará a análise do Comitê do Patrimônio Mundial. Até dezembro, os órgãos responsáveis pela candidatura, Iphan, Ministério do Meio Ambiente, prefeituras de Paraty, de Angra, e demais municípios envolvidos estão construindo, em parceria, um plano de gestão compartilhada do sítio.

O título desenvolve o compromisso internacional na proteção do sítio histórico e natural. Em Minas Gerais, Conjunto Moderno da Pampulha recebeu o reconhecimento da Unesco em 2016. Desde então, o sítio recebe cerca de 50 mil visitantes a mais, por ano. Em 2017, mais de 191,3 mil pessoas foram visitar a Pampulha.

https://diariodoturismo.com.br/paraty-esta-proximo-de-se-tornar-patrimonio-mundial/
UC:Tombamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Juatinga
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.